18.8 C
Campo Grande

Confira as dicas do Corpo de Bombeiros para se prevenir contra raios

- Publicidade -

08/12/2016 08h20

O ideal seria nem sair de casa durante uma tempestade

O barulho de um raio realmente assusta. Nesse período de chuvas eles são mais frequentes. No Brasil, 50 milhões de raios caem por ano. Isso é mais ou menos 140 mil raios por dia.

De acordo com o professor de física da Universidade Católica de Brasília Diego Oliveira Nolasco a incidência do fenômeno é alta no Distrito Federal.

O coronel Alan Alexandre Araújo, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal diz que com raios não dá mesmo para vacilar.

O ideal seria nem sair de casa durante uma tempestade. Mas se for pego desprevenido, a melhor coisa é se abrigar em prédios ou casas. Debaixo de árvores, nem pensar. Elas são altas e podem se tornar para-raios naturais.

Ainda de acordo com o coronel Alan, o para-raios é um equipamento bem efetivo para evitar maiores problemas. Ele é obrigatório em prédios a partir de dois andares.

O Corpo de Bombeiros também recomenda, durante temporais, não usar telefone e aparelhos eletrônicos; evitar ficar perto de tomadas, canos, cercas de arame, janelas e portas metálicas, além de não empinar pipas.

Se a pessoa estiver em um local desabrigado e sentir os pelos arrepiar ou a pele coçar, ajoelhe-se e curve-se para a frente, pondo as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Nunca deite no chão.

EBC – Radioagência Nacional


Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-