22.8 C
Campo Grande

Pró-Genética e Pró-fêmeas visa melhorar a qualidade do rebanho bovino leiteiro

- Publicidade -

07/07/2017 18h12

Durante a segunda reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, realizada na quinta-feira (6.7), o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, assinou a resolução de criação e regulamentação do subprograma Pró-Genética e Pró-fêmeas a ser desenvolvido em Mato Grosso do Sul.

Segundo Lineu Pasqualotto, Coordenador da Câmara, a proposta de implantação do subprograma foi encaminhada ao Governo com base nas demandas do setor produtivo, estudos das políticas públicas e a necessidade de melhoria da qualidade genética do rebanho de bovinos leiteiros do Estado. “Demos hoje um passo importante. Ações realizadas com tal agilidade e consistência nos motivam. A Câmara tem conquistado espaço e isso reflete em respostas para o setor, que merece esse olhar mais atento do Estado, sem duvida”. afirmou.

Para Aurora Real, do Núcleo de Criadores de Girolando, a implantação dos programas demonstra que a Câmara, em consonância com o Governo do Estado, está conseguindo promover uma nova visão em relação à produção de leite, ao passo em que busca mecanismos para levar melhoramento genético para produtores de todos os tamanhos. “Nosso Estado tem muito a crescer e nós só temos a agradecer pela confiança e disposição do Governo em manter firme essa parceria”, disse.

“O que nos deixou muito satisfeitos foi a agilidade na recepção da proposta, a forma como os secretários Jaime e Ricardo tem atuado junto a Câmara”, disse a produtora ao destacar que cabe ao governo do Estado fomentar o desenvolvimento e facilitar o acesso a mecanismos de aumento da produção.

Para o secretário Jaime Verruck, o leite ainda é um desafio para o Estado. “Precisamos pensar além da muçarela”, comentou, considerando a importância do trabalho para melhoria e ampliação da base de produção do leite no Estado.

Verruck lembrou que esteve recentemente com o superintendente do Banco do Brasil, Glaucio Fernandes, com quem discutiu a importância de um olhar especifico da instituição para financiamento das matrizes, de fêmeas ou machos. “Ele se colocou a disposição e nós já acionamos a nossa equipe técnica para se reunir e começar a discutir essa possibilidade”, afirmou.

“O Estado funciona por demanda. Quando temos uma câmara que atua de forma tão consistente, proporcionando uma participação tão linear do setor privado, é muito mais fácil de trabalhar e ai vemos os resultados acontecerem, como estamos vendo hoje”. Finalizou o Secretário, parabenizando a todos pelo empenho.

Participaram do ato de assinatura, o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, o Diretor em exercício da Iagro, Rubens Castro Rondon o Diretor Presidente da Agraer, Enelvo Felini.

SOBRE O SUBPROGRAMA

O Subprograma de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Leiteiro do Estado de Mato Grosso do Sul – PRÓ-FÊMEAS-MS E PRÓ-GENÉTICA-MS que têm como objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do Estado por meio do uso de touros e fêmeas geneticamente melhoradas, com vistas a fortalecer a cadeia produtiva do leite, será operacionalizado, preferencialmente, por meio de eventos como feiras ou leilões, podendo também ser estimulada a comercialização direta nas propriedades rurais ou por meio do uso de plataformas eletrônicas.

São parceiros promotores do Subprograma de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Leiteiro do Estado de Mato Grosso do Sul: Criadores; Sindicatos de Classe de produtores rurais; Organizações associativas de criadores legalizadas ou produtores de raças bovinas; Organizações associativas de produtores de leite e Prefeituras Municipais.

Quanto a comercialização, será recomendado que o preço de referência para a venda de Touros comercializados pelo PRÓ-GENÉTICA-MS deve ser entre 40 (quarenta) e 60 (sessenta) arrobas de boi gordo na cotação ESALQ / BM&F Bovespa, para o Estado de Mato Grosso do Sul, e o preço de referência para a venda de Fêmeas Leiteiras comercializadas pelo PRÓ-FÊMEAS-MS, deve ser o valor correspondente em kg. de leite, de acordo com a fonte, CEPEA/USP, para o Estado de Mato Grosso do Sul.

As compras dos animais poderão ser realizadas por meio de financiamento bancário, com recursos e condições oferecidas pelas linhas de crédito disponibilizadas pelos bancos e cooperativas de crédito, além das formas de pagamento oferecidas pelos próprios criadores e os compradores interessados em financiar a aquisição do animal devem procurar a agência bancária para fazer a atualização do seu cadastro e obter o seu limite de crédito, antes do dia da realização do evento.

Kelly Ventorim – Assessoria de Comunicação da Semagro

Câmara Setorial se reuniu na OCB. Divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-