23.8 C
Campo Grande

Big Brother Brasil – Um programa infecto nacional (José Valdeci Martins)

- Publicidade -

04/03/2015 06h53

Big Brother Brasil – Um programa infecto nacional

Vivemos em um mundo totalmente materialista e os patrocinadores veem o programa Big Brother Brasil – BBB como uma grande fonte

José Valdeci Martins

Sobre mais uma edição do programa Big Brother Brasil, mais conhecido como BBB. É um programa que não está em nenhum momento preocupado com a nossa cultura e um total desrespeito a nossa Constituição Federal, uma verdadeira exploração consensual do serviço público. Veja o que diz o artigo 221 da nossa Constituição: “Art. 221 – A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios: I – preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; (…) IV – respeito aos valores éticos e sociais das pessoas e da família.” Se tivéssemos ministro das Comunicações ou alguém que zelasse pela Constituição, a concessionária Rede Globo de Televisão já teria sido chamado a Brasília para receber uma advertência pública, no mínimo.

Vivemos em um mundo totalmente materialista e os patrocinadores veem o programa Big Brother Brasil – BBB como uma grande fonte de explorar seus produtos e é bom que se diga que os empresários não jogam dinheiro fora, mas o contexto em relação ao programa é diferente.

O Big Brother Brasil – BBB, se baseia num programa que reune pessoas diferentes em um espaço confinado, sendo o entretenimento verificar as dificuldades e consequências do convívio confinado sem nenhuma restrição a maior idade, somos enganados, dando desculpas como sendo da novela da vida real. Expondo exemplos ruins em pleno “horário nobre”. Temos consciência que aqui no Brasil, o BBB nada mais é do que um pão e circo onde “o povo se sente representado por si mesmo lá dentro”, inclusive com a podridão e o comportamento péssimo de grande parte da população. Além, claro, do desejo que ganhar dinheiro e fama rapidamente e sem a demonstração de merecimento através do talento ou trabalho. Além de ser um jogo de cartas marcadas, altamente rentável e manipulável, serve para dar as pessoas o esquecimento de preocupações que são realmente importantes individual e coletivamente… enfim.

O Brasil é o país do futuro, mas aquele futuro que nunca chegará… Todo o entretenimento aqui é pautado pelo índice de audiência e é ai que entramos em um ciclo vicioso, a programação é um lixo para alimentar pessoas alienadas e essas pessoas alienadas dão a devida importância à programação que gera um lixo mental.

Assistir a um programa que te dá náuseas? Quer adquirir conhecimento? Vá ler um livro, fazer pesquisas na internet ou pagar uma TV a cabo e assistir Discovery Channel. A ignorância do povo brasileiro não está ligada à nossa (fraquíssima) rede de programação televisiva, pois a maioria dos brasileiros tem acesso à violência e pornografia em poucos cliques na internet ou até mesmo através de filmes e vídeo games. Quem está nos dando lição de moral? Os entediantes britânicos?

Infelizmente, a maioria dos nossos programas televisivos só apresenta de nádegas, sexo e violência na TV. As crianças crescem assistindo sexo nas novelas e em 95% dos outros programas. O que incentiva o machismo incentiva a violência sexual e sem dúvida nenhuma é um dos motivos de os jovens iniciarem a vida sexual cada vez mais com menos idade. Aqui ultimamente é normal ver meninas de 13 anos grávidas, o que para mim é um absurdo.

Através desse programa que podemos ver que a mídia brasileira esta cada vez mais perdendo a credibilidade, cada vez mais ela só pensa no ibope. Programas como o BBB, que por sinal esta cada temporada perdendo ainda mais o pudor o senso de imbecilidade, pessoas que se dizem formadas e de cultura participando de um programa tão contra os princípios de moral e bom senso que aprendemos com nossos pais. É lógico que a TV é livre para mostrar o que bem entender, e somos nós que escolhemos o que é bom e o que não é, mas confesso que no meio de tanta porcaria fica difícil ligar a TV e escolher algo que valia a pena. E o que mais me preocupa é que por onde se anda se ouve falar desse tal de BBB, assuntos que deviam ser prioridade como, por exemplo; saúde, educação, a situação do nosso país como um todo está sendo deixada de lado por essas futilidades, ou melhor, essa escoria da TV brasileira. É só sair na rua perguntando para as pessoas se elas sabem qual o horário do BBB e se elas sabem o horário e algum programa que fala sobre economia do país ou cultura.

Big Brother Brasil: Exposição de pessoas ao ridículo; desrespeito à dignidade humana; valorização da baixaria; incitação a comportamentos que expressam o cinismo, a falsidade, a exposição da intimidade e dos sentimentos como valores estratégicos para audiência do programa; desvalorização dos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

Vamos começar a nos limitar-se a censurar o que queremos dentro de nossas casas. O resto é delírio de nossa pretensão de sábio. É importante que realmente façamos a nossa parte para buscarmos um universo midiático melhor. Não ceder às pressões das grandes mídias, criticá-las com fundamentos e argumentações é a primeira etapa disso tudo. Engajar a sociedade civil é a parte mais difícil. Mas temos que começar por algum ponto e a internet é nosso ponto de partida. Lá somos tão lidos ou ouvidos quanto eles, basta que façamos a construção de redes sociais ativas e pensadoras.

José Valdecir de Sousa Martins – Valdeci Martins
Membro da União Brasileira de Escritores – UBE-MS Bacharel em Administração de Empresas Policial Militar – Sgt. PM. Graduado e Pós-Graduado em Estudos de Política e Estratégia pela UCDB/ADESG, XXI CEPE. Contato: [email protected]

José Valdeci Martins

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-