19.8 C
Campo Grande

Deveres que iluminam o Brasil (Bruno Peron Loureiro)

- Publicidade -

27/04/2015 06h35

Deveres que iluminam o Brasil

Assim fosse a consciência de nossas crianças! Há os que desacreditam de uma vez no Brasil e emigram em busca de condições melhores de vida.

Bruno Peron Loureiro

“- Não senhora! – respondeu a abelha. – Nós não temos governo, porque não precisamos de governo. Cada qual nasce com o governo dentro de si, sabendo perfeitamente o que deve e o que não deve fazer. Nesse ponto somos perfeitas.” (Monteiro Lobato, Reinações de Narizinho, 1931.)

Assim fosse a consciência de nossas crianças! Há os que desacreditam de uma vez no Brasil e emigram em busca de condições melhores de vida. Deixam famílias atrás e enfrentam a frieza do Norte, na crença de que
é um mundo melhor. Sobre alguns aspectos materiais e técnicos, têm razão.

Mas não se deve ignorar que o problema do Brasil são os brasileiros. Não nos fazemos dignos de sua terra fértil, seu céu azul, seu clima agradável e sua receptividade incondicional. Desentranhamos inconsequentemente aquilo que Deus nos presenteou quando desmatamos, poluímos e degradamos.

Mazela maior que essa é a favelização do Brasil (aumento dos excluídos e marginais) e a falta de referências dignas (as dos exemplos fiáveis).

A ousadia das desigualdades aumenta: enquanto um juiz discute que carro de luxo deve reter do milionário Eike Batista durante seu julgamento, ocorrem arrastões no metrô do Rio de Janeiro e em restaurantes de São Paulo.

Que diriam os jovens que veem as “autoridades” de seu país metendo a mão na grana, em valores altíssimos, enquanto o país vai de mal a pior? Pergunto-me o que acontece com esses traidores da pátria que deveriam servir de exemplo, mas preferem a sujeira de um lamaçal indiscreto.

Por isso, o problema da educação e da instrução é mais grave que o que se pode imaginar no Brasil. Vai muito além de salário de professores. Ele envolve a falta de referências educativas aos jovens que se abrasileiram para tirar seu quinhão do sistema, e não para contribuir com deveres cívicos.

É assim que se obscurecem as mentes dos jovens com o sonho do funcionalismo público, a estabilidade de carreiras de concurso público. No entanto, pouco se discute que um país de pessoas bem educadas e instruídas prescinde de uma burocracia bestial, inchada e paralisante.

Digo mais: o Brasil afunda-se na crença de que se deve proteger o trabalhador em vez de incentivá-lo a produzir. É certo que houve avanços em legislação trabalhista que acompanham a tendência mundial de melhora de qualidade de vida. Contudo, no afã de recuperar a dignidade que perdemos com o escravismo, temos visto o Brasil ficar para trás em competitividade e modernidade em relação a países como Chile e Coreia do Sul.

Além do aumento desnecessário e oneroso da burocracia no Brasil, tão cara aos cofres públicos, vemos o desincentivo ao empreendedorismo. Em vez de encorajar a iniciativa de empreendedores brasileiros que iniciam seus negócios com ideias promissoras, tudo que faz nosso governo maldito é proteger empresas grandes que financiam campanhas políticas e prender o rabo com empresas multinacionais que levam nossas riquezas embora.

Por isso, leitor, estou cada vez mais convicto de que o Brasil precisa de uma faxina geral que limpe sugadores de recursos públicos e recondicione a mentalidade dos jovens, a esperança última. A etapa próxima, porém, não se cumprirá sem uma dose cavalar de civismo e patriotismo, tomada por brasileiros que se sacrifiquem
para uma transição que iluminará o Brasil.

Tal etapa delineia-se com a redução de medidas censuradoras e punitivas no Brasil. Basta de governos excessivamente intrometidos, profusão de multas disso e daquilo, “jeitinhos” e megalópoles carcerárias. Há que educar e instruir para que o governo bom intua-se dentro de todo brasileiro, como se infere da citação
promissora e sábia de Monteiro Lobato que fiz acima.

Sendo assim, leitor, cumpra o máximo de deveres que puder.

Cedo ou tarde, o sol voltará a resplandecer a todos no Brasil.

Bruno Peron Loureiro é mestre em Estudos Latino-americanos pela FFyL/UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México)

Contato: [email protected]

Bruno Peron Loureiro

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-