23.8 C
Campo Grande

Dia das Crianças: uma data marcante para toda a família (Reinaldo Domingos)

- Publicidade -

17/09/2014 06h41

Dia das Crianças: uma data marcante para toda a família

É muito saudável que seja mesmo um momento de comemoração e diversão, pois essa fase passa rápido e as crianças devem vivê-la intensamente.

Reinaldo Domingos

O Dia das Crianças é uma data muito esperada por todos os pequenos; alguns são tão ansiosos que já fazem lista dos presentes que desejam ganhar dos pais, avós e tios. É muito saudável que seja mesmo um momento de comemoração e diversão, pois essa fase passa rápido e as crianças devem vivê-la intensamente. No entanto, como consequência disso, vem o consumismo exacerbado e a impulsividade, que podem trazer sérias consequências à vida financeira da família.

Sendo assim, por que não aproveitar o momento para ensinar educação financeira às crianças? Sabendo o papel do dinheiro e a importância do consumo consciente fará com que elas deem mais valor aos presentes e se transformem em adultos mais menos endividados e inadimplentes.

E o melhor jeito para transmitir esse comportamento a elas é dando o exemplo. Então, perguntem às crianças quais são os desejos delas e, juntos, pesquisem pelos melhores preços. Esse “ritual” é importante e ajuda no processo de conscientização dos pequenos. Se forem muito novos, o melhor jeito é lendo historinhas que abranjam esse tema, pois são contadas da maneira correta para a melhor assimilação, como as coleções O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, ambos de minha autoria, publicados pela Editora DSOP.

Como a educação financeira é baseada em mudanças de comportamento e hábitos, é imprescindível que seja inserida já na fase infantil, pois as crianças estão mais abertas a novos conhecimentos e aprendem de forma muito mais rápida. Entendendo bem o assunto, elas verão que o dinheiro é apenas um meio para se alcançar os objetivos (materiais, claro), nunca uma finalidade.

Um belo presente – que pode ser dado paralelamente a outro desejo da criança – é o cofrinho. É algo simples, porém bem simbólico no que diz respeito ao ato de poupar. Como sempre recomendo que tenham, no mínimo, três sonhos – um de curto (até três meses), um de médio (de três a seis meses) e outro de longo prazo (de seis meses até um ano) –, é legal ter três cofrinhos, que representem o dinheiro que precisam juntar para cada um deles.

Quando são muito novos, ganham valores baixos (geralmente moedinhasdos avós, pais e tios. Mas, a partir dos 7 ou 8 anos, é importante que os pais vejam a possibilidade de dar mesada, pois, assim, eles também aprenderão a administrar seu próprio dinheiro. Não é mesmo uma tarefa tão fácil, uma vez que nem mesmo os adultos foram educados financeiramente, mas, quando os pequenos começarem a ter essa noção de dinheiro, saberem a importância de se planejar para adquirir o que querem e, de fato, conseguirem alcançar seus objetivos, os pais verão que valeu a pena o esforço.

Portanto, pais, comecem agora mesmo a pensar nessa ideia e façam desse Dia das Crianças uma data marcante, para que possa ser um recomeço na vida de todos, com muito mais alegria e realização de sonhos.

Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

Reinaldo Domingos

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-