24.8 C
Campo Grande

Impulsione a carreira mesmo em época de crise

- Publicidade -

19/06/2016 10h03

A razão da procura por um curso de idiomas está quase sempre ligada às necessidades de melhores oportunidades profissionais

De Lília Parrini

Todo período de dificuldades econômicas gera receio e ansiedade nas pessoas em relação ao emprego. Geralmente, aqueles com melhor capacitação ficam mais protegidos. Por isso, é fundamental investir na educação. Além de impulsionar a carreira, ajuda a manter um bom nome no mercado de trabalho.

Por exemplo, o aprendizado de línguas estrangeiras ainda tem grande relevância. Diversas vezes, esse fator se torna um diferencial para as empresas na escolha de candidatos para uma determinada vaga.

Por esse motivo, a razão da procura por um curso de idiomas está quase sempre ligada às necessidades de melhores oportunidades profissionais e posicionamento no mercado. Já há quem almeja estudar em outro país, visando capacitação internacional.

Independente da intenção, saber se comunicar com outras nações sempre irá influenciar positivamente a vida de alguém. Todo profissional antenado investe na própria carreira. É fundamental pensar sempre para frente.

No mundo corporativo, por exemplo, esse conhecimento se torna imprescindível ao atuar em empreendimentos que lidam com instituições internacionais ou que estão com objetivo de expandir os negócios e atuação no exterior.

Por conta disso, percebe-se um grande aumento na busca por cursos no modelo In Company, ou seja, quando as aulas acontecem dentro das empresas para os funcionários.

Essa necessidade mostra a importância de se capacitar equipes para aprimorar a produtividade e o atendimento de clientes estrangeiros. Além disso, a escolha por esse método traz diversas facilidades, como poder estudar com os próprios colegas de equipe e não ter de se deslocar de um lugar para outro.

Mas aprender um idioma é necessário esforço. Por exemplo, é fundamental ouvir e dialogar com professores em aulas presenciais. Isso auxilia numa boa assimilação.

É preciso ainda que o aprendizado seja estendido além da sala, para reforçar o conhecimento e torná-lo mais prático para o cérebro. Isso pode ser facilitado com o uso de novos recursos da comunicação, principalmente, com a internet.

Atualmente, estão disponíveis aplicativos, gratuitos e pagos, de jogos para celular que estimulam o raciocínio e memorização. Outro jeito é acompanhar notícias em sites do exterior e utilizar os tradicionais “chats”, ou salas de bate-papo, com estrangeiros.

Há ainda os programas de conversação por voz, ou envio de áudios, como o messenger, whatsapp e o Skype. Quando se fala com alguém, seu cérebro tende a gravar mais o que você está dizendo. E essas ferramentas podem auxiliar para uma excelência em pronúncia.

Dessa forma, o aprendizado é aprimorado e colocado em prática. Por exemplo, a língua inglesa não é só o vocabulário, o chamado Inglês bem falado. Mas, sim, o bem pronunciado. Portanto, converse bastante com os professores e os colegas em sala de aula. Em casa, treine através das ferramentas de comunicação. Quanto mais se exercitar, melhor será sua performance.

De Lília Parrini, diretora da Meta International School

Impulsione a carreira mesmo em época de crise

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-