24.8 C
Campo Grande

Livro: O Melhor Presente no Natal

- Publicidade -

16/12/2018 18h46 – Por: Luiz Carlos Amorim

Estamos vendo, nos últimos tempos, grandes empresas entrando em falência e fechando. Pior, editoras e grandes livrarias estão fechando, um tanto em razão da crise econômica que atravessamos e outro tanto pela diversificação de tecnologias da leitura e de vendas. Vivemos uma revolução no formato do livro: e-book ou livro eletrônico, audio-livro. Vivemos uma revolução na maneira de vender livros: não se compra mais livros apenas nas livrarias, agora compramos livros em sites, em lojas virtuais, pela linternet, que entregam o livro em nossa casa.

Duas das maiores redes delivrarias brasileiras pediram recuperação judicial, com dívidas em torno de um bilhão de reais. Outras redes de livrarias estão tomando o lugar delas, mas a crise é mundial. Constata-se que a dificuldade é dos vendedores de livros e não dos compradores, pois o livro continua a ser comprado, até com uma discreta melhora na quantidade. E acredito que isto realmente esteja acontecendo, pois além do livro físico, impresso, os e-books e áudio-livros também estão vendendo. Então, parece que o contingente de leitores não está diminuindo, o que está está diminuindo é a quantidade de lojas físicas. Mas isso é uma pena, é grave.

A Câmara Brasileira do Livro contabiliza cerca de 1,4 mil empresas do gênero. Não há livrarias em 73% dos municípios brasileiros, e naqueles onde existem, a maioria está localizada no eixo Rio-São Paulo. 56% das livrarias brasileiras estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste. O Nordeste fica com 15% do total, enquanto o Norte concentra apenas 3%.

Então, apesar de sermos um país onde ainda se lê pouco, o número de leitores não diminuiu, graças a Deus. Mas precisamos ler mais. Leitura é conhecimento, cultura, educação. Então, que tal ajudarmos, cada um de nós, que já somos leitores, a dar uma ajuda, fazer um pouquinho de nada, que cada um fazendo a sua parte, o todo pode mudar, e muito? Podemos dar livro de presente, neste Natal. Que tal entrarmos nessa campanha e incentivarmos que nossos amigos e nossos familiares dêem livros de presente? Seria uma boa iniciativa para que mais uma livraria não fechasse perto de nós, na nossa cidade, no nosso Estado.

Vamos comprar livros para dar de presente? Além de incentivar a leitura, que é uma coisa importantíssima, estaremos colaborando para que não fechem mais livrarias. Vamos dividir essa ideia. Vamos compartilhar essa ideia. Vamos colocar em prática essa ideia. Todos nós conhecemos pessoas que gostam de ler, mas não compram livros porque não podem. Podemos conquistar novos leitores, também. Então mãos à obra. Aos livros!

Luiz Carlos Amorim é fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, com 38 anos de atividades e editor das Edições A ILHA. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras.

Divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-