31.6 C
Campo Grande

Livros divertidos para um aprendizado saudável

- Publicidade -

24/02/2018 13h41 – Por: Pedro Panhoca da Silva

Dezenas de trabalhos acadêmicos analisam livros interativos como propostas de dinâmicas em salas de aula nas mais variadas disciplinas escolares. Infelizmente, muito do que se é estudado não é compartilhado ou divulgado, e menos ainda praticado no ambiente escolar.

Um bom acervo de livros interativos escolares possa ser conhecido nas produções de Dan Green. O autor britânico possui uma invejável coleção de publicações desse tipo, como se fosse um professor (querido) que transforma qualquer conteúdo escolar numa divertida leitura e jornada pelo aprendizado. Seus livros educacionais são muito visuais, coloridos e usam a leitura não sequencial – famosa nos livros-jogos e antigos TutorTexts – como atrativos para jovens leitores.

De sua vasta coleção, apenas quatro títulos da série Science Quest (aqui lançada como Jornada Científica) foram traduzidos para o português. Esses tem por missão estimular os jovens a desenvolver habilidades em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, aprendendo como aplicar o conhecimento científico por meio de aventuras-solo (uma espécie de livro-jogo de curta extensão) literárias. O leitor, em cada história, depara-se com uma série de perguntas e quebra-cabeças e precisa resolvê-los para progredir e chegar ao fim. Com respostas corretas, avança-se, e caso erre, deverá ser redirecionado para o problema até escolher a resposta correta. Suas obras possuem um glossário no final o qual facilita a compreensão de vocábulos inéditos ao leitor. São eles:

1) Sustos no parque de diversões: Uma aventura eletrizante no mundo da Física! (2015): O leitor deve usar seu conhecimento científico a fim de ajudar o Sr. Fellini, proprietário de um parque de diversões, a se livrar de monstros que estão à solta. Nele são trabalhados conceitos como forças, eletricidade, materiais, luz, entre outros.

2) A Fórmula Secreta: Uma Aventura Química de Quebrar a Cabeça! (2015): O leitor, como um cientista, precisa misturar os componentes corretos e conduzir as reações químicas necessárias a fim de evitar uma catástrofe em uma fábrica de doces invadida por bandidos.

3) Aventuras na Amazônia – Uma Brilhante Aventura Biológica! (2015): O leitor faz parte de uma missão de resgate na Amazônia e deve decifrar enigmas numa floresta tropical. Nele estão contidas curiosidades sobre os animais, plantas, desmatamento e informações diversas sobre a natureza tropical.

4) Perdidos No Espaço: Uma Maravilhosa Aventura De Astronomia! (2015): O leitor, no papel de um piloto interestelar em missão de salvamento, navega pelo sistema solar para resolver quebra-cabeças planetários.

Temos duas opções para difundir mais ainda essa prática pedagógica que conhece uma nova onda de aplicação educacional: traduzir o restante da coleção ou apostar numa nova coleção nacional. Seriam esses os livros escolares mais queridos pelos alunos? Imagino uma expressão facial que força a torcida de nariz e tenta esconder o sorriso de um livro marcante nos primeiros passos de futuros leitores e produtores textuais.

Pedro Panhoca da Silva é mestrando em Literatura do programa de Pós-Graduação em Letras da Unesp – Câmpus de Assis. Atualmente é professor de Leitura e Produção de Textos da Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS).

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-