18.8 C
Campo Grande

O choque de gestão

- Publicidade -

24/06/2016 16h40

O domínio das técnicas da boa gestão leva tempo, requer experiências e enfrentamentos dos mais adversos e inesperados desafios.

Cláudio Mendonça

Ao me filiar no partido da república (PR) lanço-me ao desafio de trilhar na política o caminho similar aquele que percorri até aqui na iniciativa privada, seja no comando da minha empresa ou na condução do Sebrae, onde exerci durante os últimos 9 anos o cargo de Superintendente, concebendo e executando ações que possibilitaram o fortalecimento das micro, pequenas, médias e grandes empresas de todo o estado, notadamente de campo grande.

Sou filho de Mato Grosso do Sul. Nasci nesta terra. Casado com Renata Possari Mendonça e pai do Rafael, de 8 anos. Desde muito cedo, ainda na cidade Nioaque, aprendi com meus pais que o trabalho é a única maneira de construir uma vida melhor, prosperar e criar oportunidades, não só para mim.

E este talvez seja um dos grandes méritos da atividade empresarial. Cumprir o gratificante papel de gerar empregos, oferecer uma possibilidade de crescimento profissional e pessoal para nossos colaboradores, além de contribuir para o desenvolvimento da cidade, do estado e do país.

É o que venho fazendo. A minha vida toda.

E a partir de um determinado momento, aprendi também que não bastava trabalhar. Era preciso conhecer as ferramentas, os métodos e os modelos adequados para fazer a gestão dos negócios. Em todas as áreas, seja financeira, logística, recursos humanos, industrial ou administrativa. Era preciso pensar adiante, planejar, fazer do futuro um companheiro de jornada.

O domínio das técnicas da boa gestão leva tempo, requer experiências e enfrentamentos dos mais adversos e inesperados desafios. E sobreviver a estes cenários é o que nos faz ir além de tão somente dominar as técnicas, mas aprender a aplicá-las, executá-las nos momentos certos, com mais ou menos moderação. Na medida exata que a situação requeira.

E foi assim, amparado na determinação de fazer sempre o melhor, da maneira mais correta e honesta, que ao longo da minha vida fui edificando um grupo corporativo nos setores de alimentos, material de construção e no agronegócio.

Economista e advogado por formação, sou um empresário forjado nos sólidos valores que fazem da iniciativa privada o esteio para as necessárias e profundas transformações fundamentais para todos. A produtividade, a competitividade e o instinto de construir novos caminhos, sempre me mantiveram em evolução.

Minha energia sempre renova-se a cada novo desafio, por mais complexo que possa ser. Mantenho-me persistente para prosseguir na missão de oferecer mais e mais oportunidades, não só de empregos, mas para fornecedores, parceiros e todos aqueles que integram essa grande engrenagem que faz girar nossa economia.
E que, afinal, está dentro da casa de cada um de nós.

Quando assumi a Superintendência do Sebrae em 2007 implantei um modelo que fosse capaz de atender o empreendedor, em todo o Estado, notadamente em Campo Grande, nas suas necessidades mais diversificadas.
A gestão moderna e transformadora sempre foi o nosso foco.
E conseguimos fazer muita coisa nova, diferente e inovadora.

Mais do que nunca, conhecer, dominar e aplicar as técnicas da boa gestão,
é fundamental. Não há saída para esta crise com amadorismo, imobilismo e despreparo.

Sempre tive a convicção de que abrir e fazer prosperar uma empresa jamais será uma aventura. Assim também como não pode ser uma aventura se propor à lida política. E o que assistimos hoje em todo o brasil e aqui em Campo Grande também é consequência da ausência de muitos dos princípios que fazem da atividade empresarial um dos mais importantes eixos para a estabilidade.

Muitos dizem que a atividade empresarial é diversa da política. Não deveria. Obviamente que se diferem, nas suas variáveis, mas isso não deveria torná-las tão distantes.

Precisamos sair da estagnação.

Não acho que existam os chamados “salvadores da pátria” para um momento como esse. Muito menos deve haver espaços para aqueles que irão persistir com as mentiras e as práticas da política rasa, velhaca e ultrapassada.

Chegou a hora da verdade. O choque de gestão é o nosso caminho.
Vamos juntos nesta caminhada.

Cláudio Mendonça, empresário e superintendente licenciado do Sebrae/MS

O choque de gestão

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-