21.8 C
Campo Grande

Relacionamentos de sucesso

- Publicidade -

17/02/2017 07h46

A base, a sustentação de relacionamentos de sucesso é a flexibilidade

João Antonio Pagliosa

O relacionamento entre pessoas precisa ser frutífero, harmonioso, verdadeiro. Relacionamentos de sucesso traduzir-se-ão em muita alegria e intensa satisfação para você. E como lutamos por ser felizes, esforce-se por cultivá-los.

A base, a sustentação de relacionamentos de sucesso é a flexibilidade! Isto é, a aptidão de mudar meu eu para facilitar o diálogo.

Eu preciso ser flexível em determinadas situações, ceder um pouco e tentar moldar-me a outrem, sem modificar o meu caráter.

Nos dias atuais a flexibilidade é absolutamente indispensável, pois vivemos numa aldeia global, e as culturas são abruptamente díspares. Costumes e hábitos, normas de conduta e procedimentos, religiões e conceitos, línguas e dialetos, são apenas algumas questões radicalmente diferentes de país para país, de povos para povos, de região para região.

Para conseguir relacionamentos de sucesso com todos, eu preciso estar atento a cinco pilares que se assentarão sobre a base de sustentação flexibilidade. São eles:

AUTOESTIMA: Eu preciso me amar. Nada mais lógico e racional que isso. Se eu não gosto de mim, quem irá gostar? A autoestima é vital para nossa felicidade, é condição sine qua non! A autoestima é vital para relacionamentos de sucesso fortes e duradouros.

RESPEITO: Respeitar a opinião do outro é fundamental para que nossos relacionamentos sejam muito bem sucedidos. Eu preciso rever meus conceitos e nunca ter preconceitos. As pessoas são únicas, cada um é de um jeito, e somos resultado de milhares de experiências vivenciadas por cada um.

EMPATIA: Empatia é fundamentalmente a identificação afetiva com outra pessoa, e se caracteriza na capacidade de colocar-me no lugar do outro, e imaginar quais são os seus sentimentos e quais são as suas sensações. A empatia nos leva a entender o outro e é uma qualidade que precisa ser exercida todos os dias, se queremos relacionamentos frutíferos e de sucesso.

COMUNICAÇÃO: “Quem não se comunica, se trumbica.” Este era o chavão de um apresentador de programa de TV, o Chacrinha, algumas décadas atrás. Nada mais verdadeiro, porque a comunicação é essencial em relacionamentos de sucesso. Os perfis das pessoas são bastante diferentes, isso exige que eu minimize as diferenças com meu interlocutor, para que a comunicação flua de forma propícia.

ACORDOS CLAROS: Relacionamentos de sucesso exigem acordos claros entre as partes. Há muitas situações em que algo parece muito óbvio a alguém e nada óbvio a outrem. Muitos relacionamentos são prejudicados porque as pessoas não discutiram nem acordaram determinadas coisas. Não dá para supor que se entendam regras, quando as regras não foram estabelecidas e acordadas, não é mesmo?

Prezado leitor, se você tiver flexibilidade e exercer estes cincos pilares anunciados, você terá relacionamentos de sucesso com qualquer pessoa deste planeta. Relacionamentos de sucesso transformarão sua vida em júbilo e alegria. Pense nisso!

João Antonio Pagliosa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-