19.8 C
Campo Grande

Um dia, cada um aprenderá a governar a si mesmo

- Publicidade -

06/11/2017 14h27 – Paiva Netto

Há, ainda, gente que se perturba ao ouvir falar em Apocalipse. No entanto, ele mostra trechos e mais trechos resplandecentes como se fossem a mais bela poesia, a despeito da mensagem poderosa. Certa ocasião, alguém teria dito que o Livro Profético Divino no Novo Testamento seria a prova do desamor de Deus para com as Suas criaturas. Só podemos concluir que, embora respeitável, o prezado irmão nunca leu seus esclarecedores ensinamentos ou o fez apressadamente. (…) Não basta a cultura material. Por isso, é necessário aliar à instrução comum dos assuntos humanos, por mais elevados que sejam — Literatura, Idiomas, Física, Matemática, Economia, Química, História, Geografia, Arte, Arte Doméstica etc. —, os conhecimentos espirituais que compõem o ensino refinadíssimo, para que nos tornemos melhores uns para com os outros. Por essa razão, pugnamos pelo Desenvolvimento Social e Sustentável, Educação e Cultura, Arte e Esporte — tudo isso com a imprescindível Espiritualidade Ecumênica —, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho com Espiritualidade Ecumênica para o progresso das gentes, que implantamos nas Instituições da Boa Vontade, as IBVs. É um método que bons frutos tem proporcionado à nossa sociedade.
Arquivo BV

Alziro Zarur

O estudo do Apocalipse — em Espírito e Verdade, à luz do Mandamento Novo do Amor do Cristo: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros” (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35) — é primordial para que saibamos o que realmente estamos fazendo na Terra. Um dia, mesmo que distante, o ser humano estará tão compenetrado no cumprimento primeiro dos seus deveres, antes de tudo espirituais, morais, que a noção de liderança sofrerá profundo amadurecimento, porquanto os homens ajuizadamente se conduzirão a si próprios, pois educar deve ter seu início no coração. Afinal, antigo preceito do saudoso Irmão Alziro Zarur (1914-1979) é o de que “governar é ensinar cada um a governar a si mesmo”.
Reprodução BV

Sócrates

E isso depreende reeducar também os educadores, daí a Cruzada de Reeducação Geral da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Grande parte das escolas não estimula o homem ou a mulher a refletir, a raciocinar. Sócrates (aprox. 470-399 a.C.), na sua reconhecida sapiência, modestamente proclamava que, quanto mais sabia, convencido ficava de que mais precisava aprender. O segredo desse inacreditável sucesso de cada um vir a verdadeiramente entender que é responsável pelos seus atos, deixando de derramar a culpa nos outros, encontra-se no Evangelho-Apocalipse, para quem tem “olhos de ver e ouvidos de ouvir” e que não se sujeita a nenhum preconceito, ainda que sob o disfarce da intelectualidade mais avançada.

José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV).

Um dia, cada um aprenderá a governar a si mesmo

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-