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Um Natal com mais lucro

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04/12/2016 17h34

É necessário ter bons funcionários, treinados e atualizados, alinhados com os objetivos da empresa

Luiz Fernando Sambugaro

O Natal está chegando e a última chance de o varejo melhorar o lucro, especialmente em tempos de economia em baixa. Os números não são de encher os olhos do varejista, pois, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) este Natal deverá registrar a menor taxa de crescimento do volume de vendas desde 2005 e contabilizar R$ 31,8 bilhões.

Agora, imagine o movimento das lojas (ainda que longe dos anos de alta do varejo), produtos novos no estoque e colaboradores recém-contratados ainda sem treinamento adequado. Além disso, se a grade de produtos não estiver atualizada e ainda não se fez a revisão das condições de pagamento, com certeza terá problemas ainda maiores com as vendas.

Outro ponto fundamental. Como o varejo trabalha com margens muito reduzidas, é vital investir em tecnologia para reduzir as perdas de mercadorias, oriundas de furtos internos e externos, e consequentemente aumentar os lucros. Para evitar uma significativa redução na rentabilidade de seu negócio, a prevenção de perdas precisa ser iniciada antes das grandes datas comerciais. Ou seja, ainda há tempo para adoção de algumas medidas.

Infelizmente, como acontece com as vendas, os furtos internos e externos crescem nas datas comemorativas. No gerenciamento adequado das perdas é essencial considerar o tripé tecnologia, pessoas e gestão (normas e procedimentos). A tecnologia deve ser atualizada, compatível com o nível do negócio, de origem confiável e de custo-benefício favorável ao seu empreendimento.

Por outro lado, é necessário ter bons funcionários, treinados e atualizados, alinhados com os objetivos da empresa e conscientes das potenciais perdas inerentes ao negócio, para que possam contribuir com a redução. E, por fim, ter uma boa gestão, com normas e procedimentos, pois são elas que darão a direção.

Sendo a prioridade número um, dois e três do varejista vender, a tecnologia moderna deve ser voltada sempre para o conceito da prevenção e evitar que o oportunista entre na loja com o intuito de furtar, ou que seu funcionário tenha uma oportunidade de praticar um delito por falta de “fiscalização ostensiva”.

A primeira coisa que se recomenda são as câmeras estrategicamente posicionadas e monitoradas pela equipe local ou através de um serviço remoto.Em seguida, do ponto de vista de inibição, as antenas eletrônicas colocadas na entrada das lojas, são muito eficazes, pois o delinquente ao vê-las, com muita probabilidade evitará de entrar em seu estabelecimento, principalmente se houver um vizinho menos preocupado com isso.

Também é importante estar atento às outras ferramentas, como etiquetas de proteção, espelhos convexos, cadeados eletrônicos, cabos de aço, cofres inteligentes e inventário constante e mais efetivo, além da equipe treinada para lidar com as eventuais ocorrências na loja.

Com o maior volume de pessoas e funcionários, as áreas mais críticas a serem monitoradas são, com certeza, compras, recebimento, estoque, devolução, troca de mercadorias, tesouraria, fechamento de caixa e transporte do dinheiro. Por isso, não pense duas vezes. A prevenção de perdas é investimento com retorno certo e cada vez mais deve fazer parte da estratégia da empresa e tornar-se cultural ao longo do tempo.

Portanto, toda atenção é essencial. Se não tomou medidas, não perca tempo. Ainda há tempo para tornar seu Natal mais feliz.

Por Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Comunicação da Gunnebo Brasil (www.gunnebo.com.br).

Um Natal com mais lucro

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