18.8 C
Campo Grande

Voos de liberdade

- Publicidade -

20/04/2017 13h51

‘As ideias voam, mas precisam de um bom piloto’ – P. Ezel, 2010

Francisco Habermann

Aquele livro estava sempre à disposição na estante lá de casa, na cidade de Leme-SP. Nunca o havia aberto até que um dia o pai pediu que levasse o volume a um nosso amigo. Fui entregar a encomenda e recebi a surpresa de um convite espontâneo e diferente. Era um convite para estudar – se quisesse, aos domingos pela manhã – algum assunto relacionado àquele livro e também aulas de Esperanto. Este idioma artificial universal, criado pelo médico oftalmologista russo-polonês Zamenhof, era novidade para todos nós e uma tentativa de facilitar a comunicação entre os homens. Fiquei curioso.

Sabia que no Colégio Estadual “Newton Prado” daquela cidade o nosso excelente e rigoroso Prof. Jayme Albuquerque, residente em Pirassununga-SP, era entusiasta desse novo idioma. Ele se dispusera a passar as lições ao secretário daquela escola e este transmitiria o conteúdo aos interessados, aos domingos. Inscrevi-me e lá fui assistir às aulas. Fiquei entusiasta do assunto.

Muitas década mais tarde, aqui em Botucatu-SP, aproveitei carona para reunião científica na capital com o Professor Edson Ramos de Siqueira, ilustre e conceituado Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu – UNESP. No caminho, ouvi relato deste professor sobre um querido psicólogo que ele conhecera quando cadete aviador da Academia da Força Aérea de Pirassununga. Falava com muito entusiasmo do Dr. Jayme Albuquerque, o mesmo que fora nosso professor da disciplina ginasiana lá em Leme, na década de 1950. Foi uma feliz surpresa.

Fiquei emocionado com a honrosa referência e a viagem transformou-se numa libertação – esse era nome do livro lá de casa. E a melhor surpresa foi o Prof. Edson confessar que conheceu aquele livro – ‘Libertação’, ed. FEB, 1949 – também por indicação do Prof. Jayme. Entendi que ambos viviam sempre com um tesouro n’alma – a liberdade emocional – que torna o espírito humano leve para o voo das ideias diferenciadas. Fiquei encantado.

Hoje, é um tema para todos nós, os pilotos da própria vida…

Colaboração de Francisco Habermann ([email protected]) é lemense, médico e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu-SP – UNESP.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-