A Tribuna News

Previsão não disponível no momento
Seu navegador não suporta flash
27/01/2012 22h10 - Atualizado em 27/01/2012 22h10

ONU pede a Israel fim de demolições de casas palestinas na Cisjordânia

Demolições aumentaram em 2011, segundo relatório. Anúncio ocorre pouco antes de visita do secretário-geral à região.

 

A Organização das Nações Unidas pediu nesta sexta-feira (27) a Israel para interromper imediatamente a destruição de habitações palestinas na Cisjordânia, depois de constatar um aumento dramático das demolições durante o ano passado. As forças israelenses destruíram 622 lares palestinos na Cisjordânia em 2011, "forçando o deslocamento" de cerca de 1.100 pessoas, mais da metade das quais eram crianças, de acordo com um relatório do escritório de coordenação de assuntos humanitários da ONU.

"As atuais política e prática de demolições causam enorme sofrimento humano e deveriam acabar", disse o coordenador humanitário da ONU para os territórios palestinos ocupados, Maxwell Gaylard.

Os palestinos se negaram a retomar as negociações diretas com Israel devido aos assentamentos israelenses nos territórios ocupados. O relatório foi divulgado pouco antes de uma visita do secretário-geral Ban Ki-moon a Jerusalém e Ramallah, na próxima semana.

Gaylard disse que os dados de demolições representam um "espetacular" aumento com relação a anos anteriores e que milhares de pessoas continuam sob ameaça de expropriação, demolição de suas casas e deslocamento.

Israel diz que só destrói as estruturas que foram construídas sem as permissões necessárias.

Os palestinos, por outro lado, garantem que raramente as permissões são concedidas.

Fonte: AFP

Copyright 2011 © A TribunaNews - Todos os direitos reservados.

Os textos aqui publicados são livres para utilização, desde que citada a fonte.

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.


Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet