27.8 C
Campo Grande

Horário de verão de Brasília será referência para candidatos do Enem

- Publicidade -

03/11/2018 06h15

Na meia-noite deste sábado (3) para domingo, dia quatro, os relógios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul devem ser adiantados em uma hora.

Mas tem um detalhe que vem causando preocupação: a mudança de horário vai ser justamente no primeiro dia de provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. E, neste período, o país vai estar separado em quatro horários diferentes.

Por isso, os mais de cinco milhões de candidatos devem estar atentos ao horário de Brasília.

Os portões abrem ao meio-dia, no horário de Brasília, e fecham às 13h, nos dois domingos de prova.

No Acre e em 13 municípios do estado do Amazonas a diferença vai ser de três horas a menos que a capital federal.

No restante do Amazonas, em Rondônia e Roraima, serão duas horas a menos.

A diferença vai para uma hora a menos de Brasília, nos estados do Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Quem fica com o mesmo horário do Distrito Federal são os estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, o Ministério da Educação enviou ofícios às empresas de telefonia, para que não haja erros na mudança de horário nos celulares.

Para não ter problema é importante ver se a configuração do aparelho está automática, assim ela vai mudar de horário por si só. Caso não esteja automática, a alteração deve ser feita manualmente.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia informou que a alteração acidental de horário nos celulares, no último dia 21, não ocorreu por conta das operadoras, mas devido aos aparelhos e aplicativos.

A entidade ainda reforçou que as empresas programam o horário das plataformas de acordo com o calendário oficial e reprogramam a rede em caso de alteração.

EBC – Radioagência Nacional

Agência Brasil

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-