27.8 C
Campo Grande

Impactos de fake news na vida do brasileiro vão além da política

- Publicidade -

22/10/2018 07h41 – Por: Cristina Gomes

Os impactos das fake news – notícicias falsas – vão muito além das questões politicas. Eles estão presentes no dia a dia de diversos brasileiros, prejudicam quem precisa de um serviço e confunde quem precisa de informação.

Este é o caso de Maria Carolina Andrade.

Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o ‘boom’ das redes sociais que esse tipo de publicação ficou popular. Essa popularidade, porém, ameaça o direito à informação, como destaca Iara Moura, jornalista, e conselheira do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

O termo fake news ganhou força durante as eleições nos Estados Unidos, quando dados de usuários do Facebook foram roubados e utilizados por uma empresa de comunicação.

Dados divulgados indevidamente servem de base para a criação de conteúdos falsos baseados no perfil dos usuários. É o que afirma a integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Flávia Lefevre.

Além dos impactos políticos, as notícias falsas podem custar vidas. Há 4 anos, a dona de casa Fabiane Maria de Jesus foi espancada até a morte devido a agressões motivadas por boatos na internet que a acusavam de sacrificar crianças em rituais de magia negra.

Casos semelhantes aconteceram na Índia. Rumores espalhados via WhatsApp sobre tráfico de crianças motivaram uma onda de linchamento no país. Mais de 20 pessoas morreram.

As mentiras espalhadas em redes sociais também tiram a legitimidade de profissionais que trabalham com a informação.

Desde que a confiabilidade das notícias foi abalada, jornalistas têm sido ameaçados por grupos da sociedade que discordam do conteúdo publicado.

Para a jornalista Iara Moura é importante dizer que nem sempre tudo que uma figura pública ou politica não concorda é fake news.

Para tentar atenuar os problemas causados pelas ondas de mentiras, a ONU, em conjunto com a OEA – Organização dos Estados Americanos – e outras organizações, divulgaram um manifesto sobre a violação de direitos relacionados a formação de opinião e à informação, que estão sendo colocados em xeque pela circulação desregrada de fake News nas redes sociais.

EBC – Radioagência Nacional

Agência Brasil

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-