21.8 C
Campo Grande

Ação integrada elimina criadouros do Aedes e autua morador por acumular lixo

- Publicidade -

22/05/2018 23h13

Ação integrada coordenada pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) com apoio da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) retirou mais de 10 toneladas de entulhos, pneus, entre outros materiais inservíveis e sucatas de veículos de um imóvel localizado no bairro José Maksoud. O proprietário do local, que já havia sido notificado, foi autuado e vai responder processo administrativo sanitário.

Além dos agentes da SESAU, a ação teve envolvimento da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Estadual (MPE) e contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), em cumprimento a decisão judicial.

A coordenadora da Vigilância Ambiental da SESAU, Silvia Barbosa do Carmo, explica que observada desconformidades com o Código Sanitário Municipal se configura infração sanitário, sendo o proprietário autuado, estando sujeitos às penalidades de advertência ou multa que varia de R$100 a R$15 mil dependendo da gravidade da infração.

“É preciso que as pessoas tenham consciência do seu dever perante a sociedade e evite situações como estas que claramente trazem riscos ao coletivo, a saúde e ao bem estar da população”, disse.

Foram recolhidos em toda a dependência do imóvel centenas de materiais inservíveis, reclicáveis, pneus, entre outros recipientes, e lixo orgânico que, além de serem potenciais criadouros para o vetor da dengue, zika e chikungunya, podem ser propagadores de outras doenças e servir de abrigo para pragas urbanas, como ratos, por exemplo. Sucatas e restos de 17 veículos também tiveram que ser removidas. O proprietário do imóvel tem ainda 15 dias para recorrer no processo.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-