21.8 C
Campo Grande

Administração mantém NAS fora da lista dos municípios no vermelho

- Publicidade -

25/07/2014 16h31

Administração de Juvenal Neto mantém Nova Alvorada do Sul fora da lista dos municípios no vermelho

Esses dados foram verificados e atualizados na semana passada, sendo que a verificação pode ser feita diariamente.

De acordo com o CAUC (Cadastro Único de Convênios) controlado pelo Ministério da Fazenda, 30 dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul figuram na lista de devedores e estão impedidos de realizar convênios com o Governo Federal e receber investimentos. Esses dados foram verificados e atualizados na semana passada, sendo que a verificação pode ser feita diariamente.

Trata-se de algo parecido com um consumidor que adquira uma TV no comércio e deixe de pagar as prestações, o que arruína seu crédito e faz com que seu nome fique “sujo na praça”. Nova Alvorada do Sul, no entanto, não figura entre esses municípios devedores, graças ao equilíbrio financeiro verificado na administração do prefeito Juvenal Neto (PSDB).

O secretário de Finanças local, Modesto Aquino, deu detalhes: “A inclusão nessa lista de devedores tem como fatores a falta de prestação de contas de convênios, dividas com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e o não pagamento de contrapartidas no período definido pelo projeto de execução de obras. O CAUC é um cadastro auxiliar mantido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) órgão subordinado ao MF, com informações de vários órgãos do governo federal”.

Os prefeitos dos municípios incluídos na lista devedora apontam o governo federal como um dos grandes causadores dos problemas financeiros enfrentados desde o ano passado. Eles acreditam que a queda no percentual repassado do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) afeta ainda mais as perspectivas econômicas regionais. Na Marcha dos Prefeitos a Brasília realizada este ano, se tentou mudar a regra do FPM e foi solicitado um aumento de 2% no repasse.

Neto comentou o bom desempenho de sua administração: “Apesar das grandes dificuldades financeiras enfrentadas no primeiro ano de mandato, hoje trabalhamos com mais tranquilidade e podemos honrar as dívidas herdadas pela administração anterior e ainda cumprir os compromissos por nós assumidos. A queda no repasse do FPM nos afetou bastante, mas temos conseguido manter o volume de obras de infraestrutura e de caráter social com o objetivo de manter Nova Alvorada do Sul em desenvolvimento permanente.”- – finalizou Neto.

Assessoria de Imprensa

Administração mantém NAS fora da lista dos municípios no vermelhoFoto: Patrícia Rufino“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-