23.8 C
Campo Grande

Aulas na REME começam nesta quinta-feira com unidades repaginadas

- Publicidade -

07/02/2019 07h18

O ano letivo na Reme (Rede Municipal de Ensino) terá início, nesta quinta-feira (7), nas 95 escolas e 101 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil). Direção, professores e equipe técnica das unidades estão realizando os últimos preparativos para receber os alunos, que ganharão uma acolhida diferenciada, com direito a atrações culturais, música, decoração especial e equipe escolar fantasiada. Tudo para amenizar a ansiedade dos alunos, principalmente os que estão fazendo a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ou estão chegando pela primeira vez na escola.

Na EMEI São José, localizada no bairro Santa Branca, as crianças serão surpreendidas por artistas circenses. O universo dos super-heróis e dos personagens infantis também será destaque na acolhida de outras unidades, como na EMEI Nilda de Almeida Coelho, no bairro Vida Nova e na escola Professor Wilson Taveira Rosalino, no Aero Rancho III. Para a vice-diretora Helsney Maria Freitas Barbosa do Nascimento, a recepção calorosa é fundamental no processo pedagógico. “Muitos pais chegam pela primeira vez à escola e ficam um pouco assustados com o tamanho, pro isso trabalhamos para que eles se sintam seguros e à vontade”, explicou.

Para isso nesta quita e sexta-feira, as atividades serão concentradas no lúdico, com muitas brincadeiras que incentivam a socialização e a oportunidade de conhecer os funcionários da unidade. A estratégia também será adotada pela equipe da EMEI Claudio Marcos Mancini, que fará apresentações especiais, com temas diversificados.

Já na EMEI Nilda de Almeida Coelho, os pais terão a liberdade de antecipar o horário de saída da criança até que ela se adapte a nova rotina, praxe comum nos primeiros dias de aula. A equipe da EMEI também investiu em uma decoração animada e repaginação do visual de vários ambientes e salas, com novas pinturas.

Reparos

Pequenas reformas e reparos também foram providenciados nas unidades tanto por profissionais da Reme quanto pela própria equipe das escolas. Espaços e salas ganharam nova pintura, além de consertos na rede elétrica, hidráulica e limpeza externa com serviços de poda e roçada. Até os brinquedos pedagógicos foram repaginados.

Todos esse trabalho foi realizado em janeiro para aproveitar as férias e garantir agilidade no trabalho das equipes. Um diferencial que vem sendo adotado desde o primeiro ano da gestão e garantindo economia nas contas de consumo de água das unidades, é a utilização dos equipamentos de geofone, que detectam com precisão, vazamentos na rede hidráulica.

Algumas unidades, como a escola Professor Wilson Taveira Rosalino, que este ano irá atender 1,9 mil alunos nos três turnos, também ampliaram o espaço e realizaram readequações devido a demanda de alunos. “Ampliamos um anexo em parceria com a Associação de Moradores porque nossa demanda de alunos da Educação Infantil”, disse a vice-diretora Helsney.

Capacitações

A última semana de janeiro também foi de estudo e capacitações para os profissionais que atuam nas escolas e EMEI’s, que atualizaram as informações através de palestras, reuniões e seminários. Na opinião da diretora Nahlu Borges dos Santos, da EMEI Nilda de Almeida Coelho, as jornadas pedagógicas são importantes para o planejamento das atividades diárias e também possibilitam a abordagem de temas relacionados ao comportamento profissional, tanto que esta semana a equipe da EMEI recebeu a palestra da psicóloga Silvana Nascimento, que falou sobre postura profissional.

“Nosso foco é atender bem e com qualidade nossos alunos e a comunidade escolar, por isso buscamos organizar um ambiente tranquilo, que promova socialização, deixando os pais seguros”, afirmou a diretora.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-