22.8 C
Campo Grande

Campanha de vacinação contra gripe começou dia 22 em todo o país

- Publicidade -

25/04/2014 01h08

A meta é imunizar em todo o país até o fim do ano, quase 50 milhões de pessoas, 27% a mais que em 2013.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe em 2014 terá como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. A mobilização está sendo realizada a partir desta terça-feira(22) e irá até o dia 9 de maio, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o País.

Conforme informações fornecidas pela coordenadora de Imunização do município, Gisele Valim Pero, a novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. Essa ampliação da faixa etária tem como finalidade reduzir o número de casos graves e óbitos A vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela.

O público-alvo também engloba idosos, indígenas, presidiários, pacientes com morbidades mediante indicação médica, e profissionais de saúde. Ela, além de combater a gripe comum, protege também contra o vírus influenza A (H1N1), a chamada gripe suína. A meta é imunizar em todo o país até o fim do ano, quase 50 milhões de pessoas, 27% a mais que em 2013.

O prefeito Juvenal Neto acompanhou de perto o processo que dará início a campanha: “Sabemos da importância dessa vacinação para nossa população e é sempre bom ressaltar que temos que manter os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos com frequência e manter os ambientes arejados. Nossas equipes tem levado esse tipo de informação para as escolas, bairros e assentamentos porque a prevenção sempre foi o melhor caminho”.

Entre as atitudes recomendadas para evitar o contágio, o Ministério da Saúde aponta:

Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

Mantenha os ambientes ventilados.

Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.

Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.

Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.

Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Agentes da Secretaria de Saúde deram início á campanha de vacinação deste ano.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-