27.8 C
Campo Grande

Campanha Voltas às Aulas prossegue nas escolas municipais nesta quinta-feira

- Publicidade -

06/02/2019 10h19

Com o começo do ano letivo nas escolas municipais, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agetran, da Polícia Municipal e com apoio do Gabinete de Gestão Integrada do Vida no trânsito (GGIT), prossegue nesta quinta-feira (07) com a Campanha Volta às Aulas com ações de abordagem e educação nas proximidades das escolas da Capital. As atividades acontecem, principalmente, nos horários de entrada e saída dos alunos e também contam com a participação do Bpmtran, Detran/MS e Polícia Civil.

A Campanha educativa sob a responsabilidade da equipe de Educação para o Trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) já começou nas escolas da rede particular na última segunda-feira (4). As atividades contam com recursos como teatro e abordagem educativa na porta das escolas, com a participação do grupo Chico Maria. A intenção é chamar a atenção dos pais e responsáveis para o cumprimento de regras básicas de educação no trânsito, seguindo as leis.

Para a chefe da Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta é sempre possível resolver parte do conflito no trânsito em frente das escolas a partir do momento que a consciência de cada um faça cumprir as regras que geram um trânsito seguro.

Fila Dupla

Entre os principais problemas em frente das escolas está a fila dupla que gera congestionamento e transtornos, sendo uma infração que pode acarretar risco também aos alunos. Ivanise avalia que os problemas só acontecem porque existe o descumprimento das normas. “Todos os anos nossa orientação é a mesma e, infelizmente, as infrações persistem”, argumenta Ivanise. As orientações continuam para que os pais busquem um local para estacionar o veículo e desembarcar ou embarcar os alunos de forma segura, evitando a fila dupla. “A desculpa dos pais é a pressa e nós orientamos que saiam mais cedo de casa e aproveitem com calma esse momento de ida à escola com o filho, mas buscamos despertar a consciência dos pais para o perigo de acidentes com seus filhos e outros alunos”, observa.

Outro ponto importante será a observação do uso de equipamentos como cadeirinha, capacete e cinto de segurança não só no banco do carona, mas também no banco traseiro. Também serão feitas orientações sobre a redução da velocidade do veículo na área escolar e a proibição do uso de celular enquanto o veículo está em movimento, infração que tem causado acidentes.

Faixa de Pedestre

A chefe da Educação para o Trânsito complementa que durante a campanha é feito ainda o alerta para a travessia na faixa de pedestre e o cuidado do pedestre atravessar na via em linha reta, com passos firmes e atenção. “Tem pessoas que atravessam a rua distraídas, outras falando ao celular, um comportamento perigoso que pode levar a um atropelamento”, observa.

“A educação para o trânsito só obtém resultados satisfatórios na mudança de comportamento do motorista, do motociclista, do ciclista e do pedestre quando é trabalhada”, adverte. Ivanise completa ainda que as atitudes corretas, principalmente, nas portas das escolas em horários de entrada e saída dos alunos evitam conflitos, maus entendidos e estresse. “O trânsito é um espaço coletivo e não podemos supor que o meu problema ou minha pressa seja mais importante que a do outro”, concluiu.

A partir do dia 18, quando começam as aulas na rede estadual, a campanha estará em frente às escolas estaduais com ações educativas.

Cronograma de atividades:

CG Notícias

Campanha Voltas às Aulas prossegue nas escolas municipais nesta quinta-feira

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-