31.6 C
Campo Grande

Academias garantem atividade para melhorar qualidade de vida

- Publicidade -

19/04/2015 09h13

Academias ao ar livre garantem atividade física para melhorar qualidade de vida

Em Campo Grande, são 73 locais que oferecem aparelhos para atividade física

As 73 academias ao ar livre mantidas pela Prefeitura de Campo Grande em espaços públicos são ótimas opções para quem quer começar a praticar atividade física e têm ajudado a cidade a se movimentar para reduzir o índice de obesidade na população, o maior entre as capitais. Os aparelhos disponibilizados têm um quadro de orientações, nos quais é apresentada a forma correta de utilização do mesmo. Maria Luzia dos Santos, que tinha reumatismo começou a se movimentar com a prática na academia do bairro Parati. “Eu venho todos os dias, primeiro pela minha saúde, depois gostei do resultado e até emagreci, não tive dificuldade nos exercícios”.

Depoimentos como de Luzia vão ao encontro das informações divulgadas recentemente pela pesquisa da Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que aponta aumento de praticantes de exercícios físicos em Campo Grande. Dados do Instituto Municipal de Planejamento (Planurb) revelam que Campo Grande tem 73 academias ao ar livre, instaladas em parques, praças e ginásios da Capital.

Orientação

Em 15 unidades, Fundação Municipal de Esporte (Funesp) disponibiliza educadores físicos para utilização dos aparelhos. Entre elas, está a da Praça Elias Gadia. Juliana Dal Ponte que frequenta há 3 meses o local afirma que o ambiente agradável e as várias opções de atividade facilitam a prática. “Com as informações existentes fica fácil usar. Eu faço todos os aparelhos e caminho na areia diariamente”.

No mesmo ritmo de Juliana, Osmundo Souza Melo e Vitor Nestor Gomes faziam exercícios na academia ao ar livre do Gadia. Empolgados, os homens mostravam na expressão do rosto a felicidade de quem tem qualidade de vida.

Osmundo afirma que o esporte sempre fez parte da sua vida como praticante de karatê e hoje caminha e pratica os alongamentos e os aparelhos. “Eu sempre pratiquei esportes, e hoje gosto de fazer os aparelhos porque diminuem minhas dores na coluna e no braço”. Já Vitor aproveita os momentos de folga do trabalho para se exercitar. “Nós temos que fazer a nossa parte e eu gosto deste ar livre que a Praça tem.”

Mesmo Campo Grande classificada pela pesquisa do Vigitel como o maior índice de obesos das Capitais, há uma parcela da população que já está se movimentando com os projetos e programas da Prefeitura e do Governo Federal.

A pesquisa divulgada recentemente

Dados da Funesp apontam que 30 mil pessoas participam de aulas de ginástica, natação, hidroginástica, yoga, caminhada, futebol, basquete, voleibol, entre outras modalidades oferecidas gratuitamente na sete regiões da cidade pelos projetos de Esporte e Lazer do município.

Clique no link para conhecer os locais e horários das atividades www.pmcg.ms.gov.br/funesp

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Academias garantem atividade para melhorar qualidade de vidaFoto:Deliane Oliveira“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-