22.8 C
Campo Grande

Agente comemoram dia categoria com ação social na Capital

- Publicidade -

22/09/2014 10h36

Dia Nacional do Agente de Trânsito será comemorado com ação social

Dentre as atividades feitas estão: abordagem educativa na área central, panfletagem, campanha para doação de sangue

Em comemoração ao Dia Nacional dos Agentes de Trânsito – celebrado nesta terça-feira (23) – e a Semana Nacional do Trânsito, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetran), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Campo Grande (Sindafis), promove diversas ações na Capital. Dentre as atividades feitas pelos agentes de trânsito estão: abordagem educativa na área central, panfletagem, campanha para doação de sangue, entre outras.

Durante a abordagem educativa, que acontece amanhã, os agentes de trânsito estarão orientando os condutores e pedestres sobre os cuidados no trânsito e os principais riscos de dirigir alcoolizado, sem cinto de segurança e com excesso de velocidade, além da importância de atravessar na faixa. Na ação, também serão distribuídos panfletos educativos, com dicas de segurança e informações sobre como cada um deve se comportar no trânsito.

Já na quarta-feira (24), a partir das 8 horas, os agentes encabeçam uma campanha para doação de sangue. Esta é a segunda mobilização da categoria em campanhas como essa só neste ano. A doação de sangue é aberta a toda sociedade. Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos, estar bem de saúde e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação) no ato da doação. Jovens menores só podem realizar doação mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Conforme o chefe da divisão de operação e fiscalização de trânsito, José Alves de Arruda, a intenção é comemorar a data de forma diferente, proporcionando também uma contribuição social. Com o tema “A sua segurança no trânsito é a nossa missão” os agentes mostram que a atividade vai além da fiscalização, pois agrega a segurança da população e fluidez do trânsito.

Arruda ainda destaca, as palestras e abordagens educativas realizadas durante o decorrer do ano pelos agentes. “Isso mostra o compromisso que temos em educar e conscientizar. O nosso trabalho não é somente punitivo, mas educativo e social. A função desenvolvida diariamente nas ruas e avenidas, busca garantir a segurança dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, destacou.

Segundo o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, é relevante o trabalho dos profissionais no trânsito da capital. “Os agentes de trânsito têm papel fundamental na mobilidade urbana, enfrentam os desafios diários para a construção de um trânsito mais seguro. Merecem o reconhecimento”, disse.

De acordo com o agente de trânsito e diretor de comunicação do Sindafis, José Roberto Cueva, neste segundo ano de comemoração do Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, a categoria está em festa, mas ainda busca o reconhecimento do trabalho. “Com muitas lutas e articulações, iniciou-se uma caminhada em prol do reconhecimento da profissão e, consequentemente, da valorização deste profissional, cujo principal objetivo é a preservação da vida e da segurança viária”, enfatiza.

Cueva reforça ainda, que muitas vezes os agentes são discriminados, outras vezes desprezados pela sociedade, “A função dos agentes de trânsito dentro do contexto geral é nobre e de fundamental importância na diminuição de acidentes e na diminuição da superlotação dos hospitais, visto que, os acidentes de trânsito se tornaram uma verdadeira epidemia na sociedade moderna. Enfim, trabalhamos para o bem-estar da população e para o estabelecimento da ordem no trânsito, buscando sempre a excelência e promovendo a paz para uma sociedade mais consciente”, finaliza.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o agente de trânsito é a pessoa credenciada para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito e patrulhamento. Dentro das atividades do profissional estão: o atendimento a ocorrências; atendimento, sinalização e, em muitos casos, prestação de primeiros socorros às vítimas de acidentes; desvios e interdições; acompanhamento de campanhas educativas; fiscalização de irregularidades através de rondas ostensivas e realização de blitzes.

Hoje a Agetran dispõe de 65 agentes de trânsito, dentre estes números, 18 mulheres exercem a função.

Data- No dia 5 de junho de 2013, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.821, que institui o dia 23 de setembro como o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, em todo o território nacional.

Serviço:

Abordagem educativa e panfletagem
Horário: 8h às 10h e 14h às 15h
Dia: 23 de setembro
Local: Av. Afonso Pena com a 14 julho.

Doação de Sangue

Horário: 8h
Dia: 24 de setembro
Local: Os interessados em participar devem procurar o hemocentro da Santa Casa, situado na Avenida Eduardo Santos Pereira, esquina com a Rua 13 de Maio. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 7h30 às 17h. Aos sábados das 7h às 11h30.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Agente comemoram dia categoria com ação social na CapitalFoto:Assessoria Agetran“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-