21.8 C
Campo Grande

Agetran fiscalizará estacionamentos a partir do dia 31 de julho

- Publicidade -

02/07/2015 18h11

Agetran fiscalizará estacionamentos a partir do dia 31 de julho, com enfoque na capacitação

Ao assinarem o Termo de Cooperação Mútua com o MP-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), no dia 27 de maio

A parceria entre a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) e estabelecimentos privados para fiscalizar as vagas especiais dentro dos estacionamentos, com a finalidade de garantir o que está previsto na legislação de trânsito, já está surtindo efeitos positivos. Nos próximos dias, a Agetran intensificará os trabalhos de capacitação tanto dos seus servidores como dos funcionários dos estabelecimentos conveniados.

Ao assinarem o Termo de Cooperação Mútua com o MP-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), no dia 27 de maio, os estabelecimentos iniciaram a parte de engenharia, para se adequarem quanto à sinalização vertical e horizontal correta das vagas, destinando ao menos 2% delas para deficientes e 5% aos idosos. Após encontros técnicos, definiu-se uma reprogramação do cronograma do convênio sobre a parte de fiscalização por conta da capacitação dos agentes multiplicadores e adequação do serviço para atendimento à população.

“Estamos na 2ª fase da campanha ‘Essa Vaga É Muito Especial’ e aguardamos a adesão de novos estabelecimentos, porque é uma campanha benéfica para todos os envolvidos”, destacou a promotora Jaceguara Dantas, se colocando à disposição dos interessados. A capacitação dos servidores do Detran e Agetran ficou agendada para o dia 03 de julho (sexta-feira), na sede do Detran. Já a capacitação dos multiplicadores, que são cerca de 540 funcionários dos estabelecimentos supermercadistas, shoppings e demais empresas será no dia 07 de Julho (terça-feira) em todos os períodos (matutino, vespertino e noturno), na Escola do Governo. O cadastro dos interessados deve ser feito com antecedência no Detran.

O lançamento do sistema de cadastro online do cartão para uso das vagas especias pelas PCD (Pessoa Com Deficiência) e idosos, será durante uma coletiva à imprensa marcada para o dia 09 de Julho (quinta-feira), no auditório das Promotorias de Justiça, localizado na Rua da Paz, nº 134. Já no dia 10 de Julho (sexta-feira), é a data designada para o início do funcionamento do sistema que agilizará o processo e da campanha de educação para o trânsito nos estabelecimentos conveniados, continuando até o dia 30 de Julho (quinta-feira). Neste período, serão disponibilizados diversos pontos para emissão do cartão, como a Agetran, todas as agências do Detran e a Central de Atendimento ao Cidadão.

A previsão é que a partir do dia 31 de Julho os agentes da Agetran e Bptran (Batalhão de Policiamento de Trânsito) farão a fiscalização e autuação dos infratores in loco. A diretoria da Agetran acredita que é importante enfocar na parte educativa para posterior aplicação de multas. “É bom divulgarmos o máximo possível para depois autuarmos. Estamos e vamos continuar trabalhando firme e com eficiência na educação, fiscalização e até remoção dos veículos, se necessário, para que essas vagas sejam garantidas, conforme a lei”, explicou a diretora-presidente da Agetran, Beth Felix.

Ainda está em tempo dos estabelecimentos participarem dessa parceria, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] demonstrando o interesse na adesão ao convênio.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Agetran fiscalizará estacionamentos a partir do dia 31 de julhoFoto:Marlon Ganassin“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-