18.8 C
Campo Grande

Aparelho que mede consumo de água à distância é testado

- Publicidade -

23/07/2016 16h30

A medição por telemetria é um projeto-piloto da concessionária do abastecimento de água e tratamento de esgoto na Capital

A Águas Guariroba começou os testes com equipamento inovador, que faz a medição do consumo de água por meio de hidrômetros digitais que emitem sinais captados por aparelhos semelhantes a um smartphone. Os leituristas não precisam nem descer das motocicletas, o que acelera o trabalho.

A medição por telemetria é um projeto-piloto da concessionária do abastecimento de água e tratamento de esgoto na Capital. “Este tipo de medição evita o acesso do leiturista ao imóvel nos casos em que o hidrômetro é interno. Elimina também as cobranças pela média, o que acontece quando não se tem acesso ao hidrômetro”, explica Ana Paula Molina, gerente Comercial da Águas Guariroba, uma das responsáveis pelo projeto.

Outra vantagem dos novos equipamentos é detectar possíveis vazamentos. Campo Grande tem hoje um dos menores índices de perdas do país: 19%, enquanto a média nacional é de 38%, conforme o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2013.

Hidrômetros digitais – Antes de começar os testes, a Águas Guariroba primeiro substituiu os hidrômetros mecânicos – os tradicionais, redondos, com relógio e conta-giros – para os digitais.

Essa troca começou a ser feita em 2014 e mais de 32 mil hidrômetros digitais já foram instalados.
Segundo a fabricante, uma empresa alemã, Campo Grande é a cidade brasileira que tem o maior número de clientes com acesso a essa tecnologia.

Como funciona? – A leitura à distância é feita por meio de sinais enviados por frequências de rádio, que são geradas pelo aparelho automaticamente a cada 8 segundos. Elas são captadas pela antena receptora portátil usada pelo leiturista ou por antenas fixas, metodologia que também está sendo usada pela Águas Guariroba.

São duas antenas em dois pontos da cidade, responsáveis pela leitura à distância de hidrômetros de 2 mil imóveis. No caso do leiturista, o registro pode ser feito com o carro ou moto em movimento e tem alcance de até 200 metros.

Cada hidrômetro possui uma identificação única e uma chave de segurança que garantem total sigilo nas informações transmitidas por telemetria.

O hidrômetro digital também permite a leitura por meio do toque no sensor ótico do aparelho.

campograndenews

Novo equipamento permite leitura de até a 200 metros (Foto: Águas Guariroba/Divulgação)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-