23.8 C
Campo Grande

Após 140 anos presente em MS, Marinha vai instalar Delegacia na Capital

- Publicidade -

23/10/2014 17h58

Após 140 anos presente em MS, Marinha vai instalar Delegacia da Capitania dos Portos na Capital

Durante o ato, o contra-almirante expressou a gratidão pela atitude do prefeito, que de imediato ofereceu apoio ao projeto.

Ao lado do contra-almirante do 6º distrito naval Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, o prefeito Gilmar Olarte formalizou nesta quinta-feira (23), em ato simbólico no paço municipal, a sanção da Lei 5.391, de 16 de outubro de 2014, que autoriza o Poder Executivo Municipal a desafetar e doar à União Federal parte de um imóvel localizado no bairro Santo Antônio, em Campo Grande. A área do terreno será de 10 mil metros quadrados e irá abrigar a Delegacia da Capitania dos Portos.

Entre outras atribuições, a Delegacia da Capitania do Portos – Organização Militar responsável pela segurança do tráfego aquaviário – tem o propósito de contribuir para a supervisão das atividades relativas à Marinha Mercante e Organizações correlatas, no que se refere à segurança de navegação e à segurança nacional.

Durante o ato, o contra-almirante expressou a gratidão pela atitude do prefeito, que de imediato ofereceu apoio ao projeto. “Passei um ano estudando e tentando entender porque nos nove distritos da Marinha, ela não estava presente apenas na Capital do Mato Grosso do Sul. É fundamental que haja a representatividade dessa força nas capitais, já que aqui no Estado 75% das embarcações registradas em Corumbá estão mais próximas de Campo Grande. O prefeito Gilmar Olarte tem uma visão estadista e não governista, que demonstra que ele não governa pela causa própria pensando em sua gestão, mas no bem maior que é a nação. Desde 1873, quando a Marinha se fez presente em Mato Grosso do Sul, somente agora, através da atitude do prefeito Olarte é que a Marinha Brasileira terá representatividade na Capital. É, sem dúvida, um momento histórico e uma satisfação fazer parte deste momento”, ressaltou o contra-almirante ao adiantar que a previsão é a de iniciar a construção da unidade até o final de 2015.

Ao lado da primeira-dama Andreia Olarte, dos secretários municipais, vereador Paulo Siufi e demais colaboradores, o prefeito Gilmar Olarte reforçou que o projeto representa um marco para a história de Mato Grosso do Sul e que não poderia passar despercebido. “Uma gestão pública eficiente e responsável se faz com políticas de Estado e não em causa própria. Um gestor público não pode envolver suas vaidades pessoais ou interesses próprios, mas deve estar focado no que é mais importante: seu município, seu Estado e em toda a nação. A delegacia da Capitania dos Portos em Campo Grande é um orgulho e, sem dúvida, uma grande conquista para todos nós. A nossa Capital está com as esperanças renovadas e, agora, com os pés mais firmes. A administração municipal, sem dúvida, poderá dar respostas mais rápidas à sociedade e continuar a fazer uma política de Estado que se olha pra frente. Não importa quem começou uma obra. O bom gestor precisa terminá-la, sem a vaidade e orgulho de que não pode executar a ideia de outra pessoa. Ele pode e deve sim, se for responsável e executar essa ideia sem deixar de evidenciar o autor dela, que merece o reconhecimento por sua contribuição”, ponderou o prefeito.

O prefeito Gilmar Olarte, durante o seu discurso na solenidade de hoje, confirmou uma visita oficial ao 6º distrito naval da Marinha, em Ladário, no próximo dia 12 de novembro, quando a convite do contra-almirante Edervaldo Teixeira vai integrar uma ação social que percorrerá o Rio Paraguai.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Após 140 anos presente em MS, Marinha vai instalar Delegacia na CapitalFoto:Ernesto Franco“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-