23.8 C
Campo Grande

Auxiliares de mototaxistas cobram fiscalização, isonomia e valor justo da diária

- Publicidade -

08/10/2015 14h32

Uma das reclamações da categoria é que existem permissionários que possuem mais de um alvará

Na manhã desta quarta-feira (7), o Plenário Oliva Enciso ficou lotado de mototaxistas e auxiliares para discutir a regulamentação do serviço de auxiliar de mototaxista. Campo Grande possui hoje mais de 400 alvarás, que são utilizados por permissionários (que são os titulares do alvará) e por auxiliares que pagam uma taxa diária para usar o alvará e trafegar pela cidade.

Uma das reclamações da categoria é que existem permissionários que possuem mais de um alvará, fazendo com que os auxiliares sejam “empregados” do titular da licença. Outra reclamação apresentada foi o alto valor da diária.

O permissionário André Holsback sugeriu que o pagamento seja feito por quilômetro rodado pelo auxiliar e disse que a liberação de mais alvarás não resolverá o problema. “Tinha que ser cobrado o pagamento de quilômetro rodado e não de diária. Hoje Campo Grande tem mais de 400 alvarás, se com 400 está ruim com 800 vai ficar pior ainda. Precisamos de um estudo de viabilidade sócio-econômica, que garanta a saúde financeira da permissão. Mototáxi é um serviço complexo, que precisa de uma estabilidade jurídica para que possa ser bem realizada. O alvará deve ser cedido a partir de concurso público para todos os munícipes de Campo Grande, no qual o auxiliar já estaria pré-aprovado”, afirmou.

Já o auxiliar Jéferson Luiz de Souza, que é mototaxista há 8 anos, defende a liberação de mais alvarás. “Não tenho nada contra o permissionário, mas é preciso que saia mais alvarás, para que acabe com esse grupo, essa máfia, que só quer cobrar caro”, afirmou.

A superintendente do Procon-MS, Rosimeire Cecília da Costa destacou que a preocupação é que esse valor seja repassado ao consumidor, que não pode ser lesado. “Nossa preocupação éo valor pago pelo consumidor pelo serviço. Esse serviço deve ser feito com modicidade tarifária, qualquer discrepância nesse caminho é altamente prejudicial para o consumidor. Precisamos refletir se o consumidor está sendo lesado, porque o cidadão não pode ser prejudicado”, disse.

De acordo com Dorvair Boaventura de Oliveira, o Caburé, presidente do Sindmototaxi (Sindicato dos Mototaxistas de Campo Grande) está chegando a Campo Grande o motoxímetro, para medir o valor da corrida por quilômetro rodado, a fim de acabar com a disparidade de valores entre corridas.

O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Elídio Pinheiro Filho, afirmou que o serviço de mototáxi transporta cerca de 15 mil usuários por dia. “Eles movimentam bem a cidade, é número expressivo. Eles quase não se envolvem em acidentes de trânsito e servem de exemplo para o trânsito”, alegou.

O diretor jurídico da Associação dos Mototaxistas-Auxiliares e Permissionários de apenas um Alvará, Judário Santos pediu que seja fiscalizada a questão da diária e debatido o valor juntamente com o Procon-MS e a Agetran. “Peço que os auxiliares denunciem as irregularidades que tem dentro do serviço. Já fiz várias denúncias ao Ministério Público. Trabalhar todos precisam, só que vamos trabalhar fixando uma diária que deixe permissionário e auxiliar contentes. De ontem pra cá, vários auxiliares me ligaram, dizendo que houve uma reunião no Sindicato, na qual disseram que o auxiliar que comparecesse a essa Audiência ia ser descadastrado no dia seguinte. Se alguém foi descadastrado amanhã, procurem a Associação que vamos levar essa situação ao conhecimento das autoridades. Ninguém quer briga, queremos solução, melhoria do transporte de mototáxi, uma diária justa. Vamos trabalhar em união, não acho justo cobrar R$ 400,00 a diária. Se temos uma corrida com preço absurdo é porque o auxiliar paga diária muito cara, mais combustível e óleo, ele não vai ter condição de tirar seu sustento. O que queremos é isso, que se estipule um valor para essas diárias”, destacou.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Auxiliares de mototaxistas cobram fiscalização, isonomia e valor justo da diária

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-