20.8 C
Campo Grande

Capacitação prepara lideranças dentro do Conjunto Habitacional José Maksoud

- Publicidade -

26/01/2015 08h10

Esta é a primeira ação social após o reassentamento das famílias selecionadas para o empreendimento, inaugurado em novembro do ano passado.

A Agência Municipal de Habitação (EMHA) entregou na última (23) os certificados do curso de capacitação de líderes no Conjunto Habitacional José Maksoud (Bairro Moreninha IV). Na parte da tarde, aconteceu o encerramento da capacitação, que teve início na última terça (20), no Parque Jacques da Luz. Esta é a primeira ação social após o reassentamento das famílias selecionadas para o empreendimento, inaugurado no dia 27 de novembro do ano passado.

Moradores reassentados no José Maksoud, interessados na proposta do curso e provenientes das nove favelas da região receberam orientações diversas sobre como estimular a mobilização e o fortalecimento da comunidade, criando condições de ampliar a atuação dos líderes, de modo a fortalecer, desenvolver e oferecer recursos para solucionar os problemas comunitários, bem como fomentar as características profissionais e pessoais de um líder.

Temática – Para o diretor-presidente da EMHA, Enéas José de Carvalho Netto, o acompanhamento das famílias, promovido pela Diretoria de Desenvolvimento Social da agência, faz com que os reassentados possam se sentir integrados à nova condição social. “O conceito de habitação foi elevado e hoje não se remete mais à mera entrega de casas, mas também ampliou o trabalho técnico social, voltado para a formação de líderes e direcionado à capacitação profissional. Trata-se da mais importante evolução dentro do segmento da expansão habitacional. É preciso estimulá-la já nas próximas políticas que serão implantadas em Campo Grande.”

Para Silvana Novaes, assessora técnica da EMHA, a participação da agência após a entrega do empreendimento é significativa, pois a equipe acompanhou todo o processo de remoção e reassentamento das famílias beneficiadas com as novas moradias. “Esse curso de capacitação de lideranças é um componente obrigatório do projeto do trabalho social feito pela EMHA, que identificou e ofereceu assistência desde o momento da selagem das favelas. Nada melhor do que os técnicos da agência continuarem, portanto, esse trabalho”, ressaltou.

Lideranças – Dentro da comunidade, já existem movimentações para eleger as novas lideranças com a finalidade de buscar soluções específicas para este conjunto habitacional. Odin David Valu, um dos participantes da capacitação, afirmou que os cursos da EMHA incentivam os beneficiários a desenvolver diversas habilidades necessárias para reivindicar melhorias na região.

“Cada curso oferecido é sempre bem-vindo. Já fiz o pedido da linha de ônibus, por exemplo, e tenho várias propostas para a nossa comunidade. O importante é saber que é preciso aprender cada vez mais. Se estiver mais um curso, com certeza eu participarei”, finalizou Odin.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Capacitação prepara lideranças dentro do Conjunto Habitacional José Maksoud

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-