22.8 C
Campo Grande

Catadores de materiais recicláveis da Capital encerram curso

- Publicidade -

29/03/2015 11h27

Catadores de materiais recicláveis encerram curso e se preparam para atuar na Unidade de Triagem de Recicláveis

Durante dois meses, no Cecapro, os participantes discutiram a organização dos trabalhadores, a execução e a condição do trabalho

A segunda turma do curso “Fortalecimento do Cooperativismo e da Autogestão”, promovido pela Fundação Social do Trabalho (Funsat) comemorou o encerramento do curso, em solenidade que aconteceu na noite da última quinta-feira (27.03). Durante dois meses, no Centro de Capacitação e Formação Profissional (Cecapro), os participantes discutiram a organização dos trabalhadores, a execução e a condição do trabalho na função de catador da Unidade de Triagem de Recicláveis (UTR).

No total, 15 participantes concluíram o curso. Para o diretor-presidente da Funsat, Cícero Ávila, a meta é atingir o maior número de pessoas para atuação na UTR, por meio de cooperativas de catadores existentes ou que venham a ser formalizadas “A UTR estará dentro dos padrões de segurança e saúde do trabalhador, com todas as garantias de maneira sistematizada, através das cooperativas. É uma oportunidade para os trabalhadores permanecerem na atividade da coleta e reciclagem, de forma organizada e legal”, avaliou.

Satisfeita com o que aprendeu, a catadora, Sueli Barbosa se diz preparada para novas etapas da vida. “Me sinto vitoriosa, terminei o curso e estou preparada para novos desafios”, comentou.

Durante o curso os participantes receberam conhecimentos sobre cidadania, higiene pessoal, saúde e segurança no trabalho e conteúdos específicos, como as políticas públicas para gestão de resíduos sólidos. Foram também discutidos os modelos de gestão administrativa e financeira, com interface nos princípios da Economia Solidária, com foco na sustentabilidade, integração, autogestão e cooperação.

Com vários anos de experiência em reciclagem, o trabalhador Sebastião Silva disse estar satisfeito com o que aprendeu. “Gostei muito de ter participado, aprendi bastante coisa, mesmo depois de muitos anos sem estudar”, disse.

A catadora Sheila Gonçalves, de 53 anos, que conseguiu finalizar com êxito os estudos lembrou que no ano passado tentou finalizar o curso, mas não conseguiu. “Dessa vez consegui chegar até o final. Aprendi muita coisa sobre cooperativas e a importância da união que faz a força”, observou.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Catadores de materiais recicláveis da Capital encerram curso

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-