27.8 C
Campo Grande

Corecon apresenta índices econômicos de Campo Grande à Prefeitura

- Publicidade -

21/10/2014 14h27

Prefeito Gilmar Olarte assina convênio pelo qual a Prefeitura terá acesso a índices econômicos de Campo Grande

Na noite desta segunda-feira (20), foi fechado convênio entre o Conselho Regional de Economia (Corecon) e a Prefeitura de Campo Grande, que visa apresentar o Índice de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande (IDECG). Com o índice, a Prefeitura poderá passar informações a empresários e investidores de outros lugares sobre a economia da Capital, mostrando que investir aqui pode dar bons retornos financeiros. A assinatura do convênio ocorreu na sede do Corecon.

Para o prefeito Gilmar Olarte, esta parceria é essencial para que novas empresas se instalem na Capital. “Com essa iniciativa, iremos dar um salto no desenvolvimento de Campo Grande, pois poderemos mostrar aos investidores as potencialidades, números e possibilidades que se tem ao investir aqui. Assim, eles terão condições para decidir com segurança se querem vir fazer seus investimentos”, avaliou.

Para chegar aos índices apresentados, o Conselho foi a diversos órgãos, como Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio) e outros, onde foram pesquisados os setores primários, secundários e terciários.

Esses três setores, pesquisados durante os últimos sete meses, foram divididos em 15 sub-setores para finalizar o índice. São eles: População; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Frota; Produção agrícola (cereais, leguminosas e oleaginosas); Produção agrícola (lavoura permanente); Produção agrícola (lavoura temporária); Silvicultura – extração vegetal; Produção industrial; Imposto Territorial Rural (ITR); Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN); IPTU; Fundo de Participação de Municípios; Despesas, receitas e investimentos; Cadastro de empresas e PIB.

“Os índices demonstram claramente que Campo Grande é um bom local para se investir em todos os setores. Investindo aqui o retorno é certo, por que a população tem diferentes tipos de necessidades”, afirma Thales de Souza Campos, vice-presidente do Corecon e um dos responsáveis pelo levantamento.

Após a pesquisa, foram apresentados rumos que a cidade pode seguir para continuar a se desenvolver. Segundo o presidente do Corecon, Jorge Veneza, para o próximo ano o órgão pretende repassar esses dados a Prefeitura bimestralmente. “Esses dados são a atração para que investidores de outros estados e até de outros países invistam em Campo Grande”, pontua. “Essa parceria mostra que o prefeito está focado no desenvolvimento da Capital e, respaldado dessas informações e estatísticas, ele segue no caminho certo”, acrescenta.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc), Edil Albuquerque, a Prefeitura não tem condições de pesquisar todos os itens para chegar a esse índice e essa parceria é fundamental para atrair investimentos.

Prefeito anuncia criação de distrito industrial em Campo Grande

Durante a assinatura do convênio, o prefeito Gilmar Olarte anunciou que pretende fazer um distrito industrial em Campo Grande. Segundo ele, os estudos estão avançados e as obras devem começar em 2015.

“Será uma área de mais de mil hectares para instalação de diversas empresas. Com os índices apresentados aqui, a Sedesc continuará a atrair mais investidores a Campo Grande”, concluiu.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Corecon apresenta índices econômicos de Campo Grande à PrefeituraFoto:Casimiro Silva“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-