19.8 C
Campo Grande

Crianças e adolescentes realizam o plantio de 150 árvores na Capital

- Publicidade -

23/06/2015 08h10

Segundo o coordenador do Muteco, Alexandrino Martinez, esta foi uma importante oportunidade dos escoteiros exercerem o escotismo

Despertar o engajamento na promoção e na criação de hábitos que despertam a sustentabilidade, promover práticas ambientais envolvendo crianças e adolescentes, que resultem em ações concretas direcionadas à preservação ambiental na Capital, foram alguns dos objetivos propostos na tarde do último sábado (20) durante o plantio de 150 árvores realizado na região do Parque do Sóter, às margens da Avenida Nely Martins.

O plantio foi realizado por 150 crianças e jovens dos grupos de escoteiros: Pedra Viva, Cruzeiro do Sul, Atalaia do Pantanal, Olavo Bilac, Mario Dilson e Zilda Arns. Segundo o coordenador do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (Muteco), Alexandrino Martinez, esta foi uma importante oportunidade dos escoteiros exercerem o escotismo, uma forma de aprender fazendo “O escotismo tem como uma das filosofias proteger o Meio Ambiente, deste modo, estamos aqui tendo a oportunidade de praticar tal filosofia realizando esta atividade de proteção ambiental. Salientamos que a Prefeitura é uma importante parceira nesta atividade”, destacou.

Francisca Teresinha de Jesus Alves, presidente da Região Escoteira de Mato Grosso do Sul, ressaltou a integração da ação de preservação ambiental que envolveu não somente os escoteiros e suas famílias como toda a comunidade “Hoje celebramos uma unidade, pois estiveram presentes os escoteiros, suas famílias e a comunidade do entorno reunidos, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) representando o poder público e a Águas Guariroba dando o apoio necessário para a realização desta ação. Vemos a alegria dos envolvidos, é uma forma de aprender a exercer a cidadania”, ressaltou.

“Esta ação congrega todo um trabalho de intervenção por meio da Educação Ambiental que já vem sendo realizado no entorno do Parque do Sóter com os moradores. E temos hoje os escoteiros de forma brilhante e a empresa Águas Guariroba como nossos parceiros”, afirmou Aparecida Cristina Piccolo, chefe da Divisão de Fiscalização de Política Sustentável e Educação Ambiental da Semadur.

Apreciações

Isabeli Amorim, 7 anos, e Pedro Henrique Pereira, 6 anos, estavam muito entusiasmos durante o plantio e contaram que esta não era a primeira árvore que participavam de uma ação desse tipo. “É a segunda árvore que eu planto, gosto muito de cuidar das plantas e sei que devemos preservar o meio ambiente para o nosso bem e dos animais”, explanou Isabeli. Já Pedro observou o cuidado que as árvores necessitam. “Temos que cuidar diariamente das árvores, não esquecer de regar. Eu já plantei uma outra vez e quero continuar plantando sempre” disse.

“Este plantio hoje beneficia a minha geração, como para as gerações futuras, além de recompor a mata que aqui existia”, complementou Luka Matheus Ferreira, 14 anos. Assim como Milton Victor Cardoso, 9 anos, que também participou do plantio e realçou a conscientização como forma de educar. “Além de plantarmos também aprendemos mais sobre preservação ambiental. Todos devemos ter a consciência que precisamos fazer a nossa parte ajudando o Meio Ambiente, pois assim teremos um futuro melhor”.

Ressalta-se que foram plantadas mudas das espécies pau-formiga, ipê branco, ipê roxo, aroeira pimenteira, cedro rosa e amendoim do cerrado, todas doadas pela empresa concessionária Águas Guariroba.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Crianças e adolescentes realizam o plantio de 150 árvores na Capital

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-