28.8 C
Campo Grande

Dia do Idoso é celebrado dizendo não à exploração da pessoa idosa

- Publicidade -

02/10/2014 03h42

O prefeito destacou o momento de celebração, mas principalmente, a reflexão de como e onde se trata a questão social.

A SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania) preparou uma programação especial para marcar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira, 1º de outubro. A programação foi aberta nesta manhã pelo prefeito Gilmar Olarte, em evento alusivo na sede da secretaria, que além dos depoimentos em defesa e valorização da terceira idade, aconteceu uma mesa redonda para discutir os direitos e o combate à exploração da pessoa idosa, conduzida pela juíza da Infância, Juventude e do Idoso, Katy Braum. “Honrar os cabelos brancos, que mostram a experiência adquirida e uma história construída, é um dever social e bíblico”, ressaltou o prefeito, em seu pronunciamento, que foi acompanhado na mesa pela titular da SAS, Janete Belini, e de Tânia Garib, da Setass (Secretaria de Estado de Assistência Social).

A temática “Diga não à exploração da pessoa idosa” visa sensibilizar a sociedade civil sobre os direitos do idoso, com o fomento nos debates sobre a violação dos direitos, destacando a questão da exploração. O alerta é para se identificar e procurar combater as situações de abuso, proporcionando a todos o acesso, principalmente após as denúncias, aos recursos sociais de defesa aos direitos existentes no Município. “Olhar para trás e poder sorrir é um privilégio! Diga não a exploração da pessoa idosa”, aponta o slogan do Dia, os presidentes dos Conselhos estadual e municipal, do Idoso, João Carlos Scaf e Maria Neide Araujo, que compuseram mesa e são proponentes, juntamente com a SAS, dos eventos alusivos ao Dia do Idoso.

O prefeito destacou o momento de celebração, mas principalmente, a reflexão de como e onde se trata a questão social. “Não poderia deixar de estar aqui hoje, para além de me fazer presente como prefeito, falar como cidadão, lembrando o meu aprendizado em casa e com cada pessoa da melhor idade, que marcou a minha vida. Tenho guardado, por exemplo, em meu coração, o sentimento de ter cuidado e honrado meu pai, como todo idoso, que ele me ensinou a respeitar e considerar a todo e qualquer momento. Temos que prezar, exaltar e partilhar, como quesito fundamental, o respeito e consideração àqueles que construíram a história de sua família e de nossa cidade. Além de que, honrar as cabeças brancas é divino, está descrito, enviado pelas sagradas escrituras, que se elevam às bênçãos de Deus e ao respeito social”, frisou Olarte.

O presidente do CEI, ratificou que fazer o dia, além de lembrar o tema, é apontar soluções. “Vamos fazer com que neste mês seja lembrado todo e qualquer assunto sobre as pessoas da terceira idade. Mas temos que ver os problemas e ações para os idosos, para termos soluções e exaltarmos essas vidas e fazermos a conscientização daqueles que ainda precisam respeitar o idoso”, diz João Carlos.

Dia Especial

Para a secretaria de Assistência Social da Capital, este público, além de ter sua importância histórica, tem que ter a atenção especial das políticas públicas. “O dia é especial, não só pela data em si. Mas pela Política de Assistência Social, que não pode ser desenvolvida sem a atenção maior a pessoa idosa. Garantir direitos, não é somente falar, mas também agir e mostrar como e onde fazer. É um trabalho árduo, que o Dia da pessoa idosa não é só hoje, mas a toda a hora, que temos que respeitar, valorizar e pegar toda a experiência que temos a nossa disposição”, aponta Janete Bellini.

A primeira-dama e titular do FAC (Fundo de Apoio a Comunidade), Andreia Olarte, lembrou do primeiro dia da administração e de sua indignação e posição para ser desenvolvida pela atual gestão. “Estamos neste momento, dia especial, há seis meses de quando nós, eu e o Gilmar, começamos e vimos como estavam sendo tratado os nossos idosos, em nossos CCI (Centro de Convivência do Idoso), onde fiquei estarrecida e articulei tudo que pude para melhorarmos a situação e conseguimos conquistar, neste tempo de administração. Nossa administração respeita cada cabecinha branca, cada história e experiência, por respeito e dever social e em cumprimento ao dever divino que clama pelas cabeças brancas”, disse.

Programação

A SAS em parceria com a Sesau (Secretaria de Saúde) faz uma extensa programação durante este mês.

Somente pela SAS, à tarde, no dia 6 de outubro acontece palestra no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Aero Rancho. No dia 8, no período da manhã, a palestra acontecerá no Cras do Jardim Aeroporto. Durante os encontros, a intenção é discutir e identificar as situações de exploração vivenciadas pela pessoa idosa.

As atividades culminam no dia 16 no CCI (Centro de Convivência do Idoso) Edmundo Sheunemann, no bairro Piratiniga com apresentações culturais e discussões dos direitos da terceira idade. Os eventos contarão com a presença de entidades governamentais e não governamentais.

Serviço:

SAS: Rua dos Barbosas, 321, centro.
CRAS Aero Rancho: Rua Globo de Ouro, 862, bairro Aero Rancho.
CRAS Aeroporto: Rua Galheiros, 470, jardim Aeroporto.
CCI Edmundo Scheuneman: Avenida Manoel da Costa Lima, 1200, vila Piratininga.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Dia do Idoso é celebrado dizendo não à exploração da pessoa idosaFoto:Ernesto Franco“/>

Dia do Idoso é celebrado dizendo não à exploração da pessoa idosaFoto:Ernesto Franco“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-