21.8 C
Campo Grande

Dia do Índio é comemorado com solenidade e prêmio

- Publicidade -

30/06/2016 15h26

Dia do Índio é comemorado com solenidade e entrega de prêmio na Câmara

Coordenador de Assuntos Indígenas da Prefeitura, Adierson Motta, lembrou que ‘Dia do Índio é todo dia’.

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta quarta-feira, Sessão Solene para entrega do Troféu “Domingos Veríssimo Marcos”, em comemoração ao Dia do Índio, celebrado nacionalmente no dia 19 de abril. O nome da cacique Enir Bezerra, falecida recentemente na Capital, foi muito lembrado pelos presentes.

“Minha mãe sempre esteve em luta em defesa das populações indígenas. Sua arma? A fala, o diálogo, a paciência e a persistência. Lutou, viveu. Lutou de novo. Continuou vivendo. Deus escolheu levá-la, e aqui ficamos com o coração cheio de saudades. Seus feitos e seu legado aqui ficaram. Para nós, filhos e amigos, o tempo será o senhor da razão. Ela está eternizada em nossos corações”, discursou Maria Auxiliadora Bezerra, filha da cacique.

“Acabamos de perder uma líder. Nossa Enir deixou um legado e toda a família dela é merecedora dessa homenagem. De uma, de duas, de três. Enir plantou a semente do índio urbano em Campo Grande. Ela não começou a vida dela ali no Marçal de Souza há 20 anos atrás”, continuou Silvana Albuquerque, subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena do Governo.

O prêmio foi instituído no âmbito da Casa de Leis por meio do Decreto Legislativo n° 949/06. Na ocasião, foram homenageadas pessoas que têm como principal trabalho a luta pela defesa dos povos indígenas no município.

“Agradeço a Deus por sermos lembrados por nosso trabalho que é desenvolvido para a comunidade indígena. O trabalho desenvolvido dentro da nossa comunidade vem avançando e tendo um grande sucesso em todos os setores da questão indígena. Fica meu agradecimento e que Deus possa nos abençoar”, discursou Genivaldo Flores da Silva, que falou em nome dos homenageados.

Em sua fala, o coordenador de Assuntos Indígenas da Prefeitura, Adierson Motta, lembrou que ‘Dia do Índio é todo dia’. “É um prazer fazer homenagem para as pessoas que trabalham na questão indígena. Não é porque vamos receber homenagem, que a luta termina. Que avancemos ainda mais na luta por melhores pelo povo indígena”, disse.

Segundo a vereadora Luiza Ribeiro, que presidiu a solenidade, a Câmara de Campo Grande também tem compromisso com a causa indígena. “Não fizemos em abril, pois há muitas atividades comemorativas ao Dia do Índio. Nós também temos compromisso com a causa indígena. Essa Casa, pela sua história, tem muito compromisso com a causa indígena. Não é possível que esse País não enxergue a causa indígena. Quantas histórias ouvimos que fazendeiros invadiram terras indígenas e, encontrando a família despreparada, tomavam a área? Quando não era o Governo que fazia isso, titulando áreas que sabia pertencer aos indígenas. A questão da terra indígena é o maior recado de como o Brasil foi errado com esse povo”, disse.

Confira a lista de homenageados:

ALEX DO PT – ROTENIO MARIANO

BETINHO – DALILA FRANCELINO DA SILVA DE ARAÚJO e MARCOS DIONIZIO DE OLIVEIRA

CARLÃO – ALEXANDER SOUZA AGUERO e ANTÔNIA MARCIA ACUNHA

CHIQUINHO TELLES – ERONILDA ESCOBAR GOMES e ROCLEITON RIBEIRO FLORES

CORINGA – SAMARA MARINA BEZERRA e LETÍCIA MENDES NOGUEIRA

DR. CURY – WANDERLEY GUENKA e AGUINALDO ARRUDA ARECO

EDUARDO ROMERO – MAIRSON TERENA

FRANCISCO LUIZ (SACI) – LEDIRÇO DE SOUZA

GILMAR DA CRUZ – VALDEMIRO DE OLIVEIRA e AGUINALDO XIMENES

LUIZA RIBEIRO – ROMUALDO LOPES MAMEDES, MILTON MIGUEL, VANILSON FARIAS FRANCISCO, GENIVALDO FLORES DA SILVA, GUARACI MENDES DA SILVA, REJANE BREDA, ROSILA PEDRO e EVAIR BORGES

OTÁVIO TRAD – GERDILEI BARROS CHIMENE

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-