18.8 C
Campo Grande

Em Comunitária, moradores reivindicam asfalto, segurança e saúde para Nova Lima

- Publicidade -

26/03/2015 12h56

Todas as reivindicações e sugestões apresentadas na Sessão serão transformadas em Indicações, Ofícios, Requerimentos e Projetos

Segurança, saúde e asfalto foram as principais reivindicações apresentadas por moradores e lideranças comunitárias do Bairro Nova Lima e região durante Sessão Comunitária realizada na manhã desta quarta-feira (25) na Escola Estadual “Lino Villachá”.

Todas as reivindicações e sugestões apresentadas na Sessão Comunitária serão transformadas em Indicações, Ofícios, Requerimentos e Projetos, a serem encaminhados à Prefeitura Municipal. As proposições serão apresentadas em nome dos 29 vereadores da Câmara Municipal.

Ao usar a Tribuna, o 1° secretário da Organização de Luta pela Terra, Rodrigo Karrapixo afirmou aos parlamentares que “a extensão do corredor do Nova Lima é um lixão a céu aberto, transito ali todos os dias e ali é o maior foco de mosquito da dengue em Campo Grande, local de descarte de pneu. Esses dias uma viatura da PM ficou atolada no areião lá”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o presidente da Associação de Moradores do Vida Nova II, Wildes dos Santos reivindicou a reforma da quadra de esportes da escola do bairro. “Os estudantes correm o risco daquilo desabar. A Semed já foi avisada, mas até agora nada foi feito. Outro pedido que eu faço, é sobre a farmacêutica no posto, finalmente depois de cinco anos pedindo conseguimos uma farmacêutica e agora disseram que vão tirar ela de lá, isso não pode acontecer”, alegou.

Já o presidente do Conselho Distrital de Saúde Norte, Carlos Ramires solicitou a construção de uma praça de lazer para os idosos ao lado do Posto que atende aos hansenianos. “Já temos um comerciante que quer cuidar dessa praça por meio do Propam. Precisamos dessa praça para os idosos cadeirantes terem um local de lazer”, disse.

A moradora do bairro Nova Lima, Amélia Alves da Costa falou sobre a falta de médicos nos postos de saúde, principalmente pediatras, assim como a falta de remédios para a população carentes na rede pública de saúde. “Meu neto foi mordido por um cachorro e no posto do Nova Bahia não tinha médico pediatra, fui no Coronel Antonino e consegui atendimento pela emergência. Fui na farmácia e não tinha remédio. Não consigo médico para fazer exame para saber se tenho câncer”, afirmou.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Morada Verde, José Geraldo Balejo Jara, apresentou diversas solicitações de melhorias para o bairro como academia ao ar livre, a retomada da obra parada do Ceinf, a limpeza da nascente do segredo. “A situação está difícil. O vereador está ali para fazer leis e reivindicar. O vereador não faz, não executa. Fazemos vários pedidos para os vereadores, mas não depende deles. Quero pedir um quebra-mola na Rua Gregório Bueno. O Conjunto Arnaldino da Silva precisa de patrolamento e cascalhamento, são três ruas verticais e três horizontais, mas a Prefeitura não toma providência”, reivindicou.

O conselheiro de saúde, Valdir Kruki afirmou que o Posto de Saúde ‘Márcia Guedes’ precisa de uma modificação na linha de ônibus para atender aos usuários e funcionários. “Já pedimos essa mudança e não fomos atendidos. Quero pedir também a limpeza da boca de lobo, no local conhecido como buracão do Nova Lima, eu já virou até manchete nacional, porque não está tendo escoamento nas ruas”, disse.

O presidente do Conselho de Segurança do Nova Lima e região, João Marcelo Pereira afirmou que o efetivo de policiais para o bairro está muito reduzido. “Nossa região está complicada. Devíamos ter mais policiais. Temos uma viatura e onze policiais fazendo a segurança do bairro. Nosso bairro nunca passou por tanta defasagem de estrutura e de pessoal na área de segurança. Quero pedir ainda a drenagem da Rua Dom Carlos, pois as passarelas não estão acessíveis, são cinco quadras”, reforçou.

A aluna Stephany Oliveira, do 3º ano da Escola Estadual “Lino Villachá” falou em nome de todo o corpo docente e dicente da escola e reivindicou o asfalto do bairro Nova Lima e a limpeza dos terrenos baldios. “Tem uma lei que obriga os donos a limparem seus terrenos, é preciso que a multa seja aplicada. Nós jovens precisamos de uma área de lazer, com pista de skate. Precisamos também de uma biblioteca pública. Precisamos de mais segurança, estamos ao lado de um posto policial, mas não nos sentimos seguros aqui”, afirmou.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores do Jardim Columbia, Vilma Prates, “vivemos um problema sério com uma área verde, que é preservação ambiental e foi invadida, na Avenida Tarumã, com a Rua Uruana, entre o Jardim Columbia e o São Julião. Ali tem a nascente de um córrego. Alguma coisa tem que ser feita. Pode ser feito um parque ali para os jovens”, afirmou.

Por fim, a presidente da UFOS (União Familiar do Oscar Salazar), Adriana Lopez reivindicou lombada para a Rua Silvério Faustino, entre as ruas Rosa Maria Lopes Couto e Rua Eduardo Medina. Também tapa-buraco na Rua Botafogo com a Rua Silvério Faustino. “Peço também a limpeza do bairro com prioridades para as ruas José de Souza e Martim Afonso de Souza, que estão cheias de lixo”, disse.

A sessão comunitária contou ainda com a presença da coordenadora pedagógica da Escola Estadual “Lino Villachá”, Íris Helena Cunha; do presidente do Conselho Regional do Segredo, Paulo César Lima de Souza; do agente de saúde, Wagner Escobar Colman; do tesoureiro da ONG Max, Ederson Santana; e a presidente da Associação de Moradores do Nova Lima, Vera Amaro.

Marcaram presença na Sessão Comunitária os vereadores Carlão, Flávio César, Otávio Trad, Alceu Bueno, Eduardo Romero, Ayrton Araújo do PT, Edil Albuquerque, Chocolate, Francisco Saci, Carla Stephanini, Gilmar da Cruz, Chiquinho Telles, Coringa, Dr. Loester, Paulo Pedra, Alex do PT, Luiza Ribeiro, Magali Picarelli e José Chadid.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Em Comunitária, moradores reivindicam asfalto, segurança e saúde para Nova Lima

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-