23.8 C
Campo Grande

Encontro destaca incubadoras para o desenvolvimento do microempresário

- Publicidade -

29/08/2014 10h13

Ao abrir o encontro, o prefeito Gilmar Olarte, destacou a importância de estimular e apoiar a produção dos pequenos empreendedores

Os trabalhos nas quatro incubadoras municipais começam a ser retomados na atual administração e o recomeço é marcado pelo primeiro encontro de empreendedores de Campo Grande promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc). A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (28.08), na Incubadora Tecnológica, Francisco Giordano Neto, localizada no bairro Estrela Dalva.

Ao abrir o encontro, o prefeito Gilmar Olarte, destacou a importância de estimular e apoiar a produção dos pequenos empreendedores que precisam apenas de uma oportunidade para alavancar seus negócios. “Nossa administração está se desdobrando para atender todos os setores que impulsionam o desenvolvimento da Capital. As incubadoras são parte deste projeto e foram concebidas para dar suporte aos microempresários que têm interesse de iniciar ou ampliar o próprio negócio”, declarou.

As incubadoras municipais que são administradas pela Sedesc têm como principal função a formalização de centenas de pequenos empresários, orientando-os para o empreendedorismo. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edil Afonso Albuquerque ressaltou a importância desse momento de reestruturação das incubadoras destacando o edital lançado em julho deste ano abrindo as inscrições para os interessados em ser incubados. “A Incubadora Tecnológica, por exemplo, tem uma relevância muito grande para a economia de nossa cidade e, infelizmente, estava sendo subestimada”, avaliou.

De acordo com o chefe da Incubadora Tecnológica, Fabrício Bazé, atualmente, existem três incubados residentes e dois atendidos a distância pela equipe. A expectativa agora é que com o chamamento público, o número de microempresários incubados aumente consideravelmente. “No edital foram abertas cinco vagas para incubação residente e cinco a distância, com prazo até 30 de setembro. Nosso objetivo é ajudar a desenvolver empreendimentos com base tecnológica e o evento de hoje possibilitará um envolvimento maior entre os incubados que poderão fazer o network do seu negócio e quem sabe até formalizar parcerias”, pontuou.

Palestrantes e convidados

Quem participou do encontro, teve a oportunidade de conhecer melhor o crescimento da Rede MS de Inovação, presidida pelo empresário Jardel Matos. “Esclarecemos alguns dos desafios enfrentados junto às incubadoras de empresas e apontamos o que ainda precisa ser ajustado neste cenário. Campo Grande está na frente com quatro incubadoras municipais, duas geridas por universidades (Anhanguera-Uniderp e UFMS) e tivemos a informação que a UCDB pretende reativar o trabalho”, disse.

A coordenadora do estágio em Psicologia Organizacional da Universidade Anhanguera- Uniderp, professora Giuliana Elisa dos Santos explanou sobre o perfil do empreendedor na visão da Psicologia, explicando quais as competências necessárias para se formar um empresário bem-sucedido. “Muitas pessoas almejam ter o negócio próprio, mas elas precisam ter apoio e orientação psicológica para superar os obstáculos que irão enfrentar e aproveitar as oportunidades que surgirem. Para que o empreendedor moderno tenha sucesso nos dias de hoje, ele precisa desenvolver autoconhecimento, autoconfiança e aprender a trabalhar em parceria”, argumentou.

Adma Rúbia Souza Costa foi uma das primeiras incubadas atendidas pela Prefeitura de Campo Grande, ela participou como residente na Incubadora Mário Covas, região Urbana do Anhanduizinho, no ano de 2003. “Procurei a incubadora em busca de apoio e orientação. Eu não tinha espaço para ampliar meu negócio e lá tive ajuda e conquistei apoio econômico e social para a empresa. O resultado foi o aumento da produção e divulgação dos nossos produtos. Eu e meus irmãos somos sócios da Lanificio Pantanal e produzimos baixeiros, mantas e cochinil para comerciantes de Campo Grande e de mais 10 Estados”, revelou.

Segundo a empresária, o próximo desafio é crescer e quem sabe participar de um dos polos empresariais de Campo Grande. A meta é aumentar a produção. “Atualmente, a empresa funciona na região das Moreninhas, mas, o espaço não comporta mais a produção solicitada por nossos clientes”, completou.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Encontro destaca incubadoras para o desenvolvimento do microempresárioFoto:Ernesto Franco“/>

Encontro destaca incubadoras para o desenvolvimento do microempresárioFoto:Ernesto Franco“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-