26.8 C
Campo Grande

Equipe de Saúde na Defensoria Pública atende cidadão e evita ações judiciais

- Publicidade -

27/05/2015 14h25

Equipe da Secretaria de Saúde na Defensoria Pública atende cidadão e evita ações judiciais

No período de 01 a 30 de abril, 2015 foram atendidas pelas enfermeiras 133 casos, desses 51 casos foram resolvidos o que representa 41%.

A cooperação mútua entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul evita as ações judiciais. Na maioria dos casos levados pelos pacientes foram resolvidos de forma administrativa, e sem a necessidade da ação judicial.

No período de 01 a 31 de março, 2015 foram atendidos pelas enfermeiras que trabalham no anexo da defensoria pública 160 casos. Desses foram evitadas as ações judiciais de 73 casos o que representa 46%.

No período de 01 a 30 de abril, 2015 foram atendidas pelas enfermeiras 133 casos, desses 51 casos foram resolvidos o que representa 41%.

A enfermeira Tatyana Weber Leite considera expressivo o número de ações judiciais que foram evitadas e destaca a economia financeira para a Sesau com relação a diminuição dos sequestros de valores do município. “As demandas estão sendo resolvidas sem a necessidade de Ação Judicial”.

Para a enfermeira Lívia Lia Gonçalves de Souza Rodrigues situações simples estão sendo encaminhadas para a justiça como é o caso de consultas com especialistas. “Muitas vezes a consulta é agendada e o paciente não procura a Unidade de Saúde. Primeiro o paciente deve procurar a unidade de saúde para fazer a reclamação e depois buscar o apoio da defensoria. Mesmo assim, nós estamos aqui para resolver situações e evitar uma Ação Judicial”, explica Lívia.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Jamal Salém os relatórios enviados pelas enfermeiras que atuam juntos ao Ministério Público são importantes administrativamente. “Com a redução do custo judicial os recursos dessa origem são usados para fazer cirurgias e compra de matérias”, frisa o secretário.

Segundo o defensor público do Núcleo de Fazenda Pública, Guilherme Cambraia de Oliveira houve um otimização nos serviços pertinentes à saúde. “Os trabalhos foram simplificados e os resultados estão sendo positivos. Com esta parceria resolvemos demandas de urgência, inclusive os casos que precisam de vagas hospitalares. As ações só serão ajuizadas em ultimo caso. Nossa intenção não é ajuizar, é resolver o problema da população que busca o atendimento médico e hospitalar”, completou.

Dona Aparecida Batista da Silva acompanhou o marido, João Tomaz Aquino, que procurou atendimento para fazer uma cirurgia no olho. “Com o encaminhamento da defensoria nos conseguimos agendar e marcar a cirurgia e não foi preciso ajuizamento”, completo Aparecida.

A dona de casa, Maria da Penha também procurou a defensoria para fazer uma cirurgia no olho. “Fui encaminhada para o CEM, já estou com consulta marcada, acredito que vai dar tudo certo sem precisar formalizar um processo”.

As enfermeiras Tatyana Weber Leite e Lívia Lya de Souza Rodrigues, da Prefeitura de Campo Grande atuam no anexo cedido no prédio da defensoria pública na função de assessoras administrativas da Sesau.

DP em Saúde

O atendimento da Defensoria-Unidade – para demandas da Saúde, é de segunda à sexta-feira das 7h às 18 horas, na Rua Antônio Maria Coelho, n. 1668, no centro da Capital.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Equipe de Saúde na Defensoria Pública atende cidadão e evita ações judiciaisFoto:Gerson Walber“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-