23.8 C
Campo Grande

Espaço na esplanada ferroviária receberá Cia Carona de Teatro

- Publicidade -

15/02/2017 23h24

Espaço Museologia na esplanada ferroviária receberá Cia Carona de Teatro

A Cia Carona de Teatro ficará em Campo Grande até o dia 18 de fevereiro

O espaço Museologia, parte do complexo da Esplanada Ferroviária, receberá a apresentação teatral da Cia Carona de Teatro que inicia temporada em Campo Grande na próxima quinta-feira (16). O grupo apresentará o Vivência Teatral: Processo Carona – momento destinado para troca de experiências e trajetórias teatrais, com apresentação às 18h30. A iniciativa conta com apoio da Sectur (Secretaria Municipal de Turismo).

A Cia Carona de Teatro ficará em Campo Grande até o dia 18 de fevereiro. Depois de passar pela Capital o grupo seguirá rumo a Dourados. O objetivo do evento é promover a circulação cênica do espetáculo seguido de Roda de Conversa sobre a peça e do fazer teatral no âmbito a coletividade, além de uma Vivência Teatral sobre os processos da Cia na região Centro-Oeste do Brasil.

A organização é da Cia Carona de Teatro de Blumenau (SC) que, por meio do projeto “Águas do Centro-Oeste”, contemplado com o Prêmio Funarte Edital Miryam Muniz 2015, do Ministério da Cultura – circulará por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. As cidades por onde a Cia Carona circulará são: Campo Grande e Dourados (MS), Anápolis e Goiânia (GO), Cuiabá e Rondonópolis (MT).

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes das sessões nos locais das apresentações. Informações podem ser obtidas pelo telefone das entidades sedes ou pelo email: [email protected].

Confira a programação para Campo Grande e Dourados:

CAMPO GRANDE – MS

Espaço da Museologia – Esplanada Ferroviária
Av. Calógeras, 3065 – Centro
(67) 33143227

Quinta-feira, 16 fev 2017 18h30 – VIVÊNCIA TEATRAL PROCESSO CARONA

Sexta-feira, 17 fev 2017 20h – APRESENTAÇÃO ESPETÁCULO DAS ÁGUAS 21h – RODA DE CONVERSA: COLETIVIDADE E LONGEVIDADE

Sábado, 18 fev 2017 20h – APRESENTAÇÃO ESPETÁCULO DAS ÁGUAS

DOURADOS – MS
Studio Blanche Torres
Rua Olinda Pires de Almeida, 1695 – Vila Progresso,
(67) 3421-0018

Segunda-feira 20 fev 2017 20h APRESENTAÇÃO ESPETÁCULO DAS ÁGUAS
21h RODA DE CONVERSA: COLETIVIDADE E LONGEVIDADE

Terça-feira 21 fev 2017 14h as 17h VIVÊNCIA TEATRAL PROCESSO CARONA

20h APRESENTAÇÃO ESPETÁCULO DAS ÁGUAS

Espetáculo “Das Águas”

“Das Águas” é resultado da pesquisa promovida pela Carona, tomando como ponto de partida uma hipotética situação onde “a chuva não para”.

Qualquer semelhança com a realidade local, de tantas enchentes ao longo da história de Blumenau e região, é pura interdependência, já que todos os integrantes têm histórias a respeito desses dias de lama. Mas, não se resume a uma história local, é água que corre mundo afora. O espaço cênico onde “Das Águas” se desenrola é uma arena total, dispondo o espectador muito próximo deste afogamento .

Comporta até 100 espectadores por sessão. Com as 12 apresentações do projeto, esperam-se até 1200 espectadores beneficiados. É um espetáculo que se dirige ao público adulto. As apresentações, bem como as vivências e rodas de conversa serão todas gratuitas.

“Das Águas” é, ainda, uma experiência de “troca” de direção na trajetória da Cia. Em geral, os espetáculos Carona levam a assinatura de Pépe Sedrez. Neste, Fábio Hostert dirige, com atuação de James Beck, Sabrina Marthendal, Sabrina Moura e Pépe Sedrez.

Teve sua estreia em 2011, apresentou por muitas cidades de Sc e foi selecionado para Festival Catarinense de Teatro, em 2015. Entretanto, salvo algumas exceções como Festival de Inverno SESC RJ e Festival de Teatro de Presidente Prudente (SP), ainda não teve a oportunidade de ir muito além de Santa Catarina.

Neste trabalho, a protagonista é a Enchente, com suas distintas marcas de lama nas paredes e memórias de tanta gente Brasil afora. Ou, o seu contrário… Existem regiões onde essa abundância toda de água caindo do céu é escassa. A terra rachada e a vegetação seca numa enchente de Sol. A intenção é que o espetáculo possa ser uma peça artística que promova a reflexão e a identificação do espectador com as histórias recriadas, fomentando solidariedades.

Sinopse

Diluídas na chuva que cai incessantemente, personagens e histórias passeiam como se fizessem parte da paisagem. Lembranças caem como a garoa, para logo serem esquecidas. Aqui, é só a chuva quem existe. Todo o resto são objetos.

Gênero da Peça: Drama. Adulto.

Duração: 60 minutos;

Direção: Fabio Hostert.

Dramaturgia: Gregory Haertel.

Atuação: James Beck, Pépe Sedrez, Sabrina Marthendal e Sabrina Moura.

Classificação: 12 anos

RODA DE CONVERSA: COLETIVIDADE E LONGEVIDADE

A Cia Carona convidará grupos das cidades visitadas para um diálogo acerca das condições locais de produção e reprodução dos grupos teatrais ligados ao movimento do teatro de grupo – teatro de pesquisa.

Focar em grupos que possuam dinâmicas e rotinas de trabalho colaborativo, buscando o aprimoramento das qualidades grupais. , para que se possa entender a diversidade de objetivos que movem os grupos teatrais na atualidade. Serão os integrantes da Cia Carona juntamente com os convidados locais que comporão a programação.

Segundo Sabrina Moura, atriz/produtora da Cia Carona, “o objetivo é conhecer as distintas realidades do fazer teatral nas regiões brasileiras, além de discutir e entender a diversidade de objetivos que movem os coletivos teatrais.”

O público que se pretende atingir compõem-se de Diretores (as), Atores, Atrizes, Bailarinos (as), estudantes de teatro, grupos teatrais, estudantes da área de produção cultural e das humanidades.

Esta atividade terá duração de aproximadamente 90 minutos, disponibilizando até 100 vagas.

Vivência Teatral

De acordo com os organizadores, o nome “vivência”, já dá pistas de sua intenção: compartilhar experiências e trajetórias teatrais. Incluindo “processos Caronas”, busca-se identificar o ponto de partida para a troca com outros grupos.

Ao longo de 3 horas, o grupo irá relatar e demonstrar processos e técnicas desenvolvidos pelo grupo ao longo de sua trajetória. Além disso, serão propostos exercícios, a partir do olhar Carona. O objetivo é promover o compartilhamento de técnicas e processos de criação artística em teatro, além de estimular a identidade coletiva a partir do olhar sobre os processos e técnicas teatrais contemporâneas.

Destina-se a Diretores, Atores, Atrizes, Bailarinos (as), estudantes de teatro, grupos teatrais. São disponibilizadas 20 vagas por Vivência.

Conheça a Cia Carona de Teatro:

É um coletivo estável com sede em Blumenau/SC, atuante nas esferas regional, estadual e nacional, fundada em 1995.

A dinâmica interna da Cia Carona, construída ao longo desses 21 anos, segue a lógica do coletivo e colaborativo. Seus integrantes desenvolvem atividades de pesquisa e produção de espetáculos cênicos, além do ensino de teatro. O grupo aceita os riscos de jogar com as possibilidades contemporâneas da cena, abordando em seus espetáculos temas como poder, perda, solidão, preconceitos e também possibilidades de superação. Com encontros diários, seja para o ensino do teatro ou para estudos e treinamentos, os integrantes da Cia Carona encontram-se em constante diálogo com diferentes públicos.

Sempre correndo riscos, pelos temas mais variados, a preocupação com a acolhida do público e ao mesmo tempo da crítica, querer acertar sem render-se a repetir uma fórmula já conhecida, já experimentada. Não fazer o fácil. Mas também não ser difícil.

Trabalhar muito e cada vez mais. Aventurar-se em novas descobertas. Colocar-se em relação com o outro e consigo mesmo. Ter um olhar crítico e uma clara visão de mundo. Ter o ímpeto do jovem artista revolucionário e a paz do artista maduro, contemplativo. Querer com todas as forças levar a cabo um projeto para, oxalá, encontrar um novo sorriso ou uma discreta lágrima. Uma expressão de espanto ou um olhar intrigado, reflexivo.

CG Notícia

Espaço na esplanada ferroviária receberá Cia Carona de Teatro

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-