24.8 C
Campo Grande

Evento arrecada verbas para construção de sede da Escola Juliano Varela

- Publicidade -

20/09/2014 09h07

A Festa da Primavera será neste sábado, dia 20 de setembro

A Escola Juliano Varela, instituição especializada em pessoas com Síndrome de Down, promove no dia 20 de setembro (sábado), a Festa da Primavera. O evento, realizado todo ano para marcar o início da estação, tem como objetivo oferecer um momento de confraternização entre os alunos, famílias e funcionários. Porém, segundo a representante da escola, Cristiane Evangelista, este ano a causa é ainda maior: arrecadar fundos para acelerar a construção da tão sonhada sede própria.

De acordo com Cristiane, este é apenas mais um dos vários encontros promovidos durante todo ano para fortalecer os laços entre a escola e seus colaboradores e angariar recursos destinados ao espaço que atende atualmente uma média de 180 alunos.

Para quem quiser prestigiar o evento e saber mais sobre o trabalho realizado na instituição, a Festa da Primavera começa a partir das 17 horas, na Avenida Noroeste, n° 6513, bairro Vila Carvalho. O novo prédio está sendo construído na avenida Marques de Pombal, 2220, no bairro Tiradentes. Outras informações pelo telefone 3026-8828​ ou nas redes sociais.

Sobre a instituição

Atualmente com uma média de 180 alunos, a escola oferece atendimento desde gestantes, quando recebem o diagnóstico do bebê com a Síndrome de Down a adultos. Os serviços, oferecidos gratuitamente, envolvem a estimulação precoce, realizado pela equipe de clínica composta por terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e fisioterapeuta, ensino infantil, para os alunos da manhã, e ensino fundamental para os alunos do período vespertino. Um trabalho de preparação para o mercado de trabalho também é desenvolvido com os alunos mais velhos.

Além das atividades pedagógicas, realizadas em sala, também oferecemos as atividades extra-curriculares como a Banda Down Rítmica, a primeira e única banda down do Brasil, aula de dança, ginástica e capoeira, futsal, vôlei, basquete e natação, reciclagem e confecção de camisetas e sacos de lixo, além do atendimento clínico e serviços sociais. “Para tudo isso dependemos de um grande espaço cada vez mais agradável e confortável para o desenvolvimento de cada um deles e é por isso que estamos tão engajados nesse sonho da nova sede”, explica Cristiane.

Sede própria

A nova instituição está sendo realizada em uma área de 6.000m² com investimento previsto no valor de R$ 2,5 milhões. A edificação da quadra poliesportiva, da arquibancada e do vestiário já foi executada através de recursos provenientes do orçamento do Estado. A construção da piscina com aquecedor e do playground foi realizada por meio de uma emenda parlamentar coletiva.

“Além dos eventos, temos também a Central de Doações, um setor de telemarketing que implantamos há aproximadamente um ano e que tem nos dado um retorno muito bom também, porém, precisa de mais divulgação e estamos trabalhando pra isso”, aponta. O bazar, organizado pelas próprias mães dos alunos que trabalham voluntariamente vendendo as mercadorias doadas pela Receita Federal, também é um dos principais meios de arrecadação.

Existente há 22 anos, a instituição sempre dependeu de aluguéis. “O espaço que utilizamos hoje está em condições de atender nossos alunos, porém, todo adaptado. E nós sabemos que o projeto da sede própria é o ideal, principalmente por conta do aumento de alunos”.

Já a residência do caseiro, a manutenção da instituição e pagamento de funcionários são viabilizados por recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), através do MEC.

Assessora de Comunicação

Evento arrecada verbas para construção de sede da Escola Juliano Varela

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-