24.8 C
Campo Grande

Feira Indígena Cultural presta homenagem à cacique Enir Terena

- Publicidade -

17/04/2015 15h36

Para comunidade, Enir Terena impulsionou várias conquistas dos índios que vivem na Capital

A 17ª edição da Feira Cultural Indígena Cultural, realizada nessa sexta-feira (17), foi em homenagem à cacique Terena Enir da Silva Bezerra. “Enir Índia: A história de suas lutas e conquistas” foi o nome escolhido como tema para a feira. A superintendente da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sandra Rose da Cruz, representou o prefeito Gilmar Olarte durante a abertura do evento, organizado todos os anos na Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira – Tumune Kalivono – Criança do Futuro.

O estabelecimento de ensino tem cerca de 400 alunos matriculados, do pré-escolar ao quinto ano. Os estudantes foram os responsáveis pela pesquisa, orientada pelos professores, para fazer um breve relato da história de Enir Terena, que foi exposto nos estandes da Feira Indígena Cultural.

Durante a cerimônia de abertura da Feira, a diretora da Escola Sulivan Silvestre, Lucimar Trindade Azevedo Marques, falou sobre a trajetória da cacique Enir Terena. “A Enir fez grandes conquistas para a comunidade Terena em Campo Grande. Entre as conquistas, Lucimar destacou a construção da escola e a Oca onde está instalado o Memorial da Cultura Indígena”.

Lucimar também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do prefeito Gilmar Olarte e da primeira-dama Andréia Olarte que, segundo ela, garantiram as condições para a realização do evento. “O prefeito colocou toda estrutura para que nós pudéssemos fazer este evento que é de suma importância para a história indígena de nossa cidade”, frisou.

Enir Terena nasceu no dia 8 e março de 1955, na Aldeia Limão Verde, no município de Aquidauana. Atualmente, a aldeia tem 1.094 indígenas, que sobrevivem de pequenas comercializações e da agricultura familiar.

Para Enir Terena, a história dos índios Terenas não é somente dela, mas também de toda a comunidade indígena de Campo Grande, em busca de seus direitos. “Caminhamos juntos e fizemos nossa história. Fizemos grandes conquistas, como a construção da Escola Sulivan e a Construção do Memorial Indígena. Cabe a nós preservar e zelar por tudo que temos”, comentou.

A professora Sueli Gonçalves Jacobina resumiu sua vida numa frase: “Sou o que sou hoje, por conta do aprendizado da cultura indígena na minha infância. É um evento muito bonito e que mantém a cultura dos povos Terenas”, completou.

O superintendente da Empresa Brasileira de Correios no Estado, João Rocha, esteve presente ao evento para o lançamento do selo personalizado em homenagem ao Dia do índio, comemorado no dia 19 de abril. Durante o evento não faltaram comidas típicas, na praça de alimentação e a dança do bate-pau, tradicional da cultura Terena.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Mário César; do presidente do Conselho dos Direitos dos Índios e do subcoordenador para Assuntos Indígenas, Aguinaldo Arruda, e da deputada estadual Antonieta Amorim.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Feira Indígena Cultural presta homenagem à cacique Enir TerenaFoto:Gerson Walber“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-