23.8 C
Campo Grande

Formação que assegura o direito da criança a brincar reúne educadoras

- Publicidade -

27/02/2015 09h14

Formação que assegura o direito da criança a brincar reúne educadoras de ceinf e escolas municipais

A Capital é a única cidade do Estado a receber a formação

Dos dias 24 a 26 de fevereiro, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, na Secretaria Municipal de Educação, 32 educadoras de escolas e centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino participaram da formação “Brincadiquê?”, promovida em parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Semed, e a Rede Marista de Solidariedade de Curitiba, no Paraná. O projeto fortalece nas escolas públicas a garantia das crianças ao direito de brincar, assegurado por lei. Com a formação, os participantes desenvolvem técnicas e conhecimentos para aliar a aprendizagem ao lado lúdico das brincadeiras.

Segundo a educadora Ana Lucia Gallieri Lopes, uma das mediadoras do projeto, um dos objetivos do trabalho é formar uma rede de multiplicadores. “Esses professores participam da formação, tendo horas de teoria e prática e devem repassar esse conhecimento aos outros educadores de suas escolas, multiplicando assim os saberes e podendo ampliar o brincar na educação de forma efetiva”, explica.

É o que reafirma Jessica Cristina Carvalho de Andrade, professora da Creche 1 no Ceinf Edson da Silva, na região do bairro Pioneiros. Ela espera poder compartilhar com sua equipe o que aprendeu nos dias de formação, fazendo assim render esse conhecimento e ainda envolver toda a comunidade escolar sobre a importância do brincar como atividade pedagógica.

Para Mariana Bellé Donato, coordenadora do Ceinf Nilda de Almeida Coelho, no bairro Vida Nova, a experiência com a formação está sendo muito importante, principalmente porque dá embasamento teórico e ajuda a traçar estratégias para que a brincadeira seja utilizada no processo de aprendizagem das crianças. “O momento da brincadeira é a hora em que se dá espaço para a expressão da criança, o que nos possibilita conhecê-la e entendê-la melhor”, explica.

Esse é o primeiro encontro do Brincadiquê? de 2015 em Campo Grande, ainda acontecerão mais quatro. A Capital é a única cidade de Mato Grosso do Sul a receber essa formação.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

A Capital é a única cidade do Estado a receber a formação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-