22.8 C
Campo Grande

Funcionários do CCZ e CCEV participam de ações do Novembro Azul

- Publicidade -

27/11/2014 18h13

A ação teve o objetivo de alertar a população masculina na prevenção ao câncer de próstata

Mais de 100 trabalhadores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias e Vetores) participaram, na manhã de hoje (27), da ação de prevenção e promoção à saúde do homem, alusiva à campanha Novembro Azul. A ação, que teve o objetivo de alertar a população masculina na prevenção ao câncer de próstata, aconteceu na sede do CCZ e foi uma iniciativa do Distrito Sanitário Sul.

Durante a ação foram disponibilizadas equipes multiprofisisonais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde da Família do Jardim Los Angeles e Parque do Sol,que realizaram exames de colinesterase (para os trabalhadores que manipulam o produto orgânico fosforado e carbonato), PSA (exame de próstata), coleta de escarro para exame de Tuberculose, orientação para prevenção do câncer bucal e ainda consultas com clínicos gerais e psicólogos.

Rejane Sartor, gerente técnica da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde Pública, explica que o principal objetivo é quebrar o tabu e incentivar com que essa população faça o exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Precisamos orientar e explicar que o exame é importante para a saúde dessa população, principalmente quando se trata de homens acima dos 40 anos”, explica.

Hudson Quadros Machado, de 43 anos, agente de endemias do CCEV, conta que a ação é também um alerta para todos os homens que vivem com receio de fazer o exame da próstata. “Eu fiz o exame de PSA, que é por coleta de sangue, pois tenho a consciência da importância da prevenção. Recomendo e oriento aos meus colegas a quebrarem esse tabu e que tenham a mesma iniciativa”, contou.
O secretário adjunto da Sesau, Gilmar Trevizan, também deu o aerta. “O câncer de próstata é o tipo de câncer mais prevalente em homens com mais de 50 anos. Por isso é tão importante que a prevenção seja feita para reduzir as chances de complicações pela doença”, enalteceu.

Assessoria de Imprensa

Funcionários do CCZ e CCEV participam de ações do Novembro AzulFoto: Assessoria de Imprensa“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-