32.8 C
Campo Grande

Guarda Municipal inaugura 1ª base regional de sete que serão abertas na Capital

- Publicidade -

20/08/2014 06h00

As unidades serão pontos de ligação rápida e eficaz da corporação, e, para parcerias com as autoridades policiais oficiais, detalhou o coordenador-geral

A programação de aniversário de Campo Grande continua e em especial nesta terça-feira (19) voltou-se ao setor municipal de segurança, com a inauguração da primeira base administrativa da Guarda Municipal, das sete que serão instaladas em cada região do município. Hoje foi aberta a base da região urbana do Anhanduizinho, localizada no Jardim Colorado, entre os bairros Dom Antonio e Lageado, que foi erguida em parceria com a concessionária de água e esgoto da Capital, Águas Guariroba. As unidades serão pontos de ligação rápida e eficaz da corporação, e, para parcerias com as autoridades policiais oficiais, detalhou o coordenador-geral de Segurança Pública Municipal e comandante da GM, coronel Jonys Cabrera Lopes, que estava acompanhado dos secretários municipais Rodrigo Pimentel e Edil Albuquerque.

O comandante da GM lembrou-se da programação dos 115 anos do município, que estão sendo comemorados neste mês, em diversos eventos, e que esta ação da Guarda tinha que estar inserida e a altura das atuais e futuras funções da corporação que hoje conta com 1.350 integrantes. “É com grande alegria, que comemorando o aniversário da cidade, apesar da falta de nosso prefeito Gilamr Olarte, que teve que ir a Brasília, estamos inaugurando nossa 1ª base das sete planejadas inicialmente, para estarmos mais presente ou com mais facilidade na comunidade. A ação visa auxiliar na presença ostensiva nos equipamentos públicos com olhar cuidadoso na segurança externa auxiliar aos órgãos oficiais do Estado. Com estas unidades buscaremos ainda mais a parceria com as Polícias Civil e Militar”, disse Jonys.

A solenidade contou com a participação e exposição de presidentes de bairro da região e do Conselho de Segurança regional, onde todos destacaram a importância da ação para contribuir com a Segurança Pública em geral. “Este é um momento feliz de sermos ou termos o quanto antes esta base da GM, em uma região com 170 mil habitantes, que é carente de mais segurança e isto fará diferença, que com as parcerias hoje e atuação própria no futuro, pode e irá fazer algo para o setor e a cidadania local”, avaliou José Arantes, presidente do Conselho Regional do Anhanduizinho.

Para José Carlos Pereira, do conselho de Segurança do Jardim Los Angeles, a Guarda está apta e tem perfil da comunidade. “Com grande satisfação que recebemos a GM, que faz e estará aqui para estreitar laços com a comunidade regionalmente, servir nas escolas, ceinfs e associações como braço da Segurança Pública, fazendo um trabalho com a ‘cara’ da região, com os jovens na comunidade, que mostra ser esta base pelo seu propósito e ambiente”, apontou.

Estrutura e parcerias hoje e amanhã

O diretor Willlian Carvalho, representando a Águas Guariroba, falou da parceria, onde a mesma também já foi pensada para se expandir projeto social da empresa com e para as comunidades. “Desejamos nesse dia o sucesso para todos. Para Águas essa parceria é muito bem vinda, desde sua concepção, para fazermos um papel da diferença em serviços para e com a sociedade local. Queremos com essa parte, base da Guarda, fazer mais um item grandioso de nosso projeto, que prevemos desde o começo transformar está área em um polo sócio-cultural”, anunciou Carvalho, falando do local disponibilizado pela concessionária dentro do complexo da ETE (Estação de tratamento sanitário) e parque Los Angeles.

O secretário municipal de Governo e de Relações Institucionais, Rodrigo Pimentel, falou do projeto destacando a ampliação e distribuição da estrutura. “As bases mostraram ainda mais a agilidade e eficiência da GM, que ganhará ainda mais com essa distribuição do efetivo nas sete bases por toda a cidade. Garantir a presença ainda maior ou mais próximas dos 343 pontos e adjacências já delimitados, atendidos com a atuação da GM. O projeto visa também já mostrar e adaptar-se a transformação para Secretaria e como busca para a mesma dos recursos de R$ 690 mil do Ministério da Justiça para a área. Com essa verba, que prevemos principalmente para capacitar de inicio, até 200 Guardas para a pratica armada, além de ter com isso, que adquirir os equipamentos”, anunciou.

O chefe da Base, Erivelton Barbosa, 31 anos e cinco de atuação na GM, comentou sobre o novo equipamento público, que contará no local com 23 agentes/dia, totalizando 273 destacados a esta base. “Além do recurso humano teremos três carros e duas motos à disposição, que dará a base qualidade e mais proximidade a comunidade e apoio rápido dos GMs nos postos”, apontou.

Futura secretaria

O secretário de Governo, falando da transformação da GM se referia e ratificou a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Prevenção ao Uso de Drogas, que o prefeito Gilmar Olarte vai propor em projeto a ser enviado à Câmara de Vereadores. A ação já recebeu o apoio de diferentes segmentos da Segurança Pública e do Judiciário, como na audiência pública promovida pela Câmara Municipal no último dia 13, para discutir a proposta. “A Secretaria será uma ferramenta importante nas ações preventivas de combate ao crime”, destacou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

O secretário lembrou que, com a sanção da lei 13.022 pela presidente Dilma Roussef, as guardas municipais passaram a ter novas atribuições, deixando a condição de polícia administrativa, atuando basicamente na vigilância patrimonial municipal, para a de polícia preventiva no nível primário. Atualmente, a Guarda Municipal tem 1.350 integrantes. A estrutura da futura Secretaria, que além da Guarda, abrigará a Defesa de Civil, terá os mesmos 25 cargos hoje existentes na Coordenadoria Municipal de Segurança Pública.

O coronel Jonys finalizou apontando o futuro promissor da GM. “Completamos 24 anos dia 10 e comemorando, estamos colocando em operação projetos e ações, como a nova sede da GM, que contará com o Centro de Formação e capacitação. Inaugurando estas bases, uma em cada região da cidade, aumentando a segurança, formalizando o trabalho em cada regional. Abriremos a Patrulha Escolar, sendo um dos maiores projetos da GM, para patrulhar e dar segurança ao redor e nas escolas. Efetivaremos 28 veículos em circulação, entre carros e motos, aumento no efetivo, para a população perceber e sentir efetivamente a presença da GM, com os serviços”, declarou.

A solenidade contou ainda com a participação de Izael Pedroso, presidente da Associação do bairro Lageado; diretor do Sesi, Cassio Queiroz; diretor da Emha (Empresa municipal de Habitação), Eneias Carneiro Neto; do delegado da PC Fernando Lopes e do professor Cesar Afonso, liderança do PP (Partido Progressista). Diversos moradores da região também acompanharam a inauguração da base.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Guarda Municipal inaugura 1ª base regional de sete que serão abertas na CapitalFoto:Farid Fahed“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-