30.8 C
Campo Grande

No ‘Dia do Motociclista’, Agetran desenvolve ação de segurança no trânsito

- Publicidade -

27/07/2015 20h44

Motocilcistas são os mais envolvidos nos acidentes de trânsito

No dia 27 de julho comemora-se o Dia Nacional do Motociclista. Pensando nisso, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) mobilizou suas equipes com a intenção de alertar os motociclistas sobre segurança no trânsito. Com a meta de reduzir as estatísticas de acidentes em Campo Grande, a iniciativa acontece no decorrer desta segunda-feira (27), na avenida Gury Marques, próximo à sede da Agetran.

O porteiro Cristiano Lourenço da Silva ficou surpreso com a iniciativa. “Não sabia que hoje era o Dia do Motociclista. Estava precisando de um chaveiro novo”, contou satisfeito ao ser abordado pela equipe de educação da Agetran. A abordagem conta com o apoio da equipe de fiscalização de trânsito e da Guarda Civil Municipal. Em parceria com a concessionária Cometa Motocenter, também estão sendo distribuídos chaveiros e adesivos aos motociclistas.

O foco da ação, os motociclistas, lideram as estatísticas de vítimas fatais. Conforme o levantamento realizado pelo Projeto Vida no Trânsito/ GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), de janeiro deste ano até o momento, foram registrados 42 óbitos, sendo 27 motociclistas; 09 pedestres; 02 ciclistas; 02 condutores; e 02 passageiros. Esses números incluem os que vão a óbito no hospital, no prazo de 30 dias e a validação das informações é feita após 90 dias do fechamento do trimestre.

“Andem na via na velocidade permitida. Nós e sua família precisamos de vocês vivos”, alertou a chefe da divisão de educação para o trânsito da Agetran, Ivanise Rotta. “Parabéns pela ação. Nosso trânsito é violento demais. Campanhas como essa ajudam para prevenir as pessoas”, avaliou o pedreiro Garibaldi dos Santos Lopes, de 47 anos, ao concordar que o problema é o excesso de velocidade.

Já o engenheiro eletricista Alberto Siqueira, de 58 anos, acredita que o problema é a falta de conscientização, tanto por parte dos motociclistas como dos motoristas. “Meu maior medo é ser atingido quando um condutor desrespeita a preferencial e grande parte dos acidentes ocorre assim. Acho que as campanhas educativas e, principalmente, o reforço na fiscalização contribuem com a redução dos acidentes. Quem anda certinho não acredita nessa balela de indústria da multa”, destacou.

História

No dia 27 de julho de 1974, morreu o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi. Por ser bastante querido e após sugestão de Rogério Gonçalves, proprietário da Concessionária Honda de Sorocada, São Paulo, o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico. A Abram (Associação Brasileira de Motociclistas) acabou escolhendo esta data como a oficial da entidade.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

No 'Dia do Motociclista', Agetran desenvolve ação de segurança no trânsitoFoto:Fabrizzio Carrijo“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-