18.8 C
Campo Grande

Olarte assina convênio que abre mais 19 leitos para prematuros em Maternidade

- Publicidade -

30/05/2015 08h10

Gilmar Olarte assina convênio que abre mais 19 leitos para prematuros em Maternidade

O hospital, que hoje conta com 10 UTIs, passa a ter 20, enquanto as unidades intermediárias serão ampliadas de 16 para 25.

Depois de sete meses de negociação, o prefeito Gilmar Olarte e o presidente da Maternidade Cândido Mariano, Alfeu Duarte, assinaram nesta sexta-feira o termo aditivo do convênio firmado que garante a instalação de mais 19 leitos para atendimento intensivo de prematuros. Serão mais 10 UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) e 9 unidades de tratamento intermediário. O hospital, que hoje conta com 10 UTIs, passa a ter 20, enquanto as unidades intermediárias serão ampliadas de 16 para 25.

Está previsto o investimento mensal de R$ 395 mil, que será dividido entre município e o Estado. A previsão é que até dezembro o Ministério da Saúde habilite as novas unidades, garantindo o custeio do seu funcionamento. Nesta fase inicial a Prefeitura vai bancar os salários dos profissionais envolvidos (pediatras neonatais, enfermeiros e técnicos d enfermagem). Hoje o teto financeiro do hospital é de R$ 1,160 milhão por mês .

Segundo o prefeito Gilmar Olarte, um dos gargalos do sistema de saúde pública em Mato Grosso do Sul é exatamente o déficit de leitos de UTI neonatal, disponíveis apenas em Campo Grande e Dourados. Esta situação acaba estrangulando a estrutura da capital, onde em média por mês são atendidos 50 prematuros encaminhados por cidades do interior.

“Desde outubro do ano passado estamos construindo esse projeto que vai impactar diretamente na redução da mortalidade infantil entre os recém-nascidos”,comenta o prefeito.

O presidente da Maternidade, Alfeu Duarte, enalteceu a decisão do prefeito de investir na ampliação da estrutura de atendimento neonatal. O déficit de leitos gera situações dramáticas no dia-a-dia do hospital, como a necessidade de manter até cinco recém-nascidos sob respiração manual ou mecânica até haver um leito de UTI disponível.

Segundo superintendente da Secretaria Municipal de Saúde Pública, Virgilio Gonçalves, a ampliar a oferta de vagas para o atendimento de prematuros é uma medida que vai impactar diretamente no índice de mortalidade infantil. “De acordo com o Ministério da Saúde, a prematuridade é a principal causa de morte no primeiro mês de vida – cerca de 70% dos óbitos de crianças ocorrem nos primeiros 28 dias após o nascimento. Atualmente, a taxa de mortalidade de crianças abaixo de 1 ano é de 8,5 por mil nascidos vivos”.

Campo Grande tem hoje 40 leitos de UTI neonatal, distribuídos entre a Maternidade, o Hospital Regional e a Santa Casa. Normalmente, explica o superintendente da Sesau, o prematuro fica até 5 dias na UTI e à medida que reage ao tratamento, é transferido para uma unidade intermediária onde fica até ter alta.

Hospital de referência

Além de formalizar a parceria para aumentar os leitos de urgência e emergência de prematuros, o prefeito reafirmou sua disposição de ampliar parceria com a maternidade que nos próximos 60 dias vai entregar uma nova ala com 3.500 metros quadrados de área construída. Esta nova estrutura vai permitir abertura de mais 30 leitos de UTI neonatal, ampliando de 600 para 1.000 partos por mês a capacidade de atendimento.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Olarte assina convênio que abre mais 19 leitos para prematuros em MaternidadeFoto:Marlon Ganassim“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-