23.8 C
Campo Grande

Olarte: ‘Precisamos rever uma série de gorduras que precisa ser cortada’

- Publicidade -

28/01/2015 18h11

Prefeito da Capital declarou que está afinado com o Governo do Estado para buscar equilíbrio financeiro

Cristina Gomes/A Tribuna News

A declaração foi feita pelo prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), durante o “1º Fórum de Integração – Governo do Estado Aberto aos Municípios”, realizado no último dia 23, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. “Tanto o Governador como nós estamos afinados. Indo nessa direção, temos certeza que vamos equilibrar a situação”, declarou o prefeito em entrevista exclusiva concedida ao A Tribuna News.

Olarte ratificou suas projeções otimistas para 2015, anunciando importantes obras que vão fazer a diferença na vida da população campo-grandense. Uma delas é a pavimentação asfáltica de todo o bairro Nova Lima, que representará a realização de um sonho que se arrasta há mais de 30 anos.

Os índices de aprovação do atendimento do Centro Municipal Pediátrico (CEMPE) e de seu governo, respectivamente, mais de 90% e 58%, são comemorados por Olarte. Acompanhe a íntegra da entrevista:

A Tribuna NewsComo o senhor avalia a realização do 1º Fórum de Integração – Governo do Estado Aberto aos Municípios?

Gilmar OlarteÉ fundamental. Precisamos nos unir, discutir juntos, visto que o povo da Capital e dos demais municípios do Estado esperam essa integração. Precisamos buscar um ponto de equilíbrio, para que haja resolutividade nas necessidades de nossa gente.

É necessário enfrentar algumas questões em conjunto, desta forma, o resultado é muito mais positivo. Tem um texto sagrado que diz: “O cordão de três dobras não se quebra”. Então, quando nos unimos para resolver os nossos problemas, buscando ponto de equilíbrio, o que é melhor para a população, respeitando direitos, o resultado sempre é satisfatório.

O governador Reinaldo e toda sua equipe estão de parabéns. Os prefeitos estão vivendo um novo momento, pois agora eles vão ter de fato a oportunidade de serem ouvidos. Isso não vai ser somente retórica, veremos na prática.

Quando isso ocorre, nasce uma sinergia entre o Governo do Estado, os municípios e nós da Assomasul [Associação dos Municípios do MS], órgão no qual sou o vice-presidente. Estamos focados em buscar soluções.

A Tribuna NewsEntão, o senhor acredita que o sofrimento por qual passam os municípios sul-mato-grossenses serão amenizados com o Governo Reinaldo Azambuja?

Gilmar OlarteOs municípios estão sofrendo há tempos, porque nos são dadas muitas atribuições e não é repassado o recurso proporcional a estas atribuições.

Os problemas estão na ponta e os municípios acabam sendo responsabilizados pelas soluções. Porém, o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] não aumenta; o repasse de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços] no governo anterior diminuiu, principalmente para Campo Grande que atende todo o interior. Todas essas questões têm que ser discutidas.

A proporção de responsabilidade tem que ter a mesma proporção de recursos para a gente resolver.

A Tribuna NewsAs primeiras ações do Governo Azambuja vão ao encontro do equilíbrio financeiro do Estado?

Gilmar OlarteEle pegou o Estado com uma série de aumentos. No apagar das luzes foram dados muitos aumentos, onerando demais a folha. Vão haver dificuldades.

As atitudes são muito sóbrias. São atitudes de um gestor que sabe o contexto nacional e estadual que está vivendo. Eu segui na mesma linha e editei no início de janeiro um decreto, mostrando uma austeridade muito grande.

Precisamos rever uma série de gorduras que precisam ser cortadas, no sentido de dar tranquilidade à máquina administrativa. Tanto o Governador como nós estamos afinados. Indo nessa direção, temos certeza que vamos equilibrar a situação.

A Tribuna NewsProjeções alertam que 2015 será um ano muito difícil do ponto de vista principalmente econômico. Mesmo assim, o senhor está otimista em transformar a Capital em canteiro de obras?

Gilmar OlarteEstou otimista. Tenho visitado as obras. Temos mais de 60 bairros para asfaltar; estamos tentando antecipar de 2016 para 2015 o bairro Nova Lima, onde será realizada a maior das obras. Com todo o Nova Lima asfaltado será concretizado um sonho de mais de 30 a 40 anos. Não tenho dúvida nenhuma que haverão grandes realizações.

Temos o viaduto da Coca-Cola; recapeamento da Bandeirantes; da Brilhante; revitalização da chegada de Cuiabá, isso vai marcar muito porque grande parte do MS e de outros estados chega por ali.

Fora isso, temos um avanço na Saúde. Estamos entrando nas UPAS [Unidades de Pronto Atendimento], UBS [Unidades Básicas de Saúde 24 h] e realizando uma transformação em qualidade de atendimento; clima organizacional; segurança para os médicos, enfermeiros e técnicos em geral.

Hoje tem UBS em que os médicos não querem trabalhar porque os carros são assaltados, quebrados. Tudo isso estamos resolvendo para dar condição ao profissional de trabalhar com tranquilidade e atender bem ao cidadão.

O cidadão precisa de um atendimento de qualidade porque ele paga para isso.

A Tribuna NewsSeu Governo tem revelado uma atuação muito forte na área Social, destacando-se o trabalho da primeira-dama Andréia Olarte. Como o senhor tem visto essa repercussão?

Gilmar OlarteA Primeira-Dama é uma fonte de inspiração, porque ela é pura emoção, puro coração. Eu também não estou muito distante disso porque, desde pequenininho, ajudei a minha mãe a fazer assistência social.

Minha mãe cuidava das famílias em Camisão, no distrito de Aquidauana. E ali, fizemos uma trabalho social intenso. Minha mãe sempre foi àquela quase Madre Teresa de Calcutá, de tirar a própria roupa e dar para as pessoas. Eu herdei um pouco disso.

Vamos manter essa linha, de sentimento pelas pessoas. Basta para isso você se colocar no lugar delas. E se fosse você? De seu filho, por exemplo, passar mal e não ter aonde ir. E de repente, hoje, o Centro Municipal Pediátrico resolve tudo. Mesmo assim, algumas pessoas querem trazer a disputa política, tentando até inviabilizar esse atendimento.

Eu não tenho medo. Vou às últimas consequências para atender o povo. Nem que isso traga como implicações penas duríssimas contra mim, ou mesmo se levante algum segmento contra mim, não tem problema. Não tenho medo de ameaças, nem de cara feia.

Vou dar sequência ao trabalho que estou fazendo, custe o que custar e doa a quem doer. A maioria da população, mais de 90% aprova o CEMPE [Centro Municipal Pediátrico].

A maioria da população, 58% aprova meu governo, porque está havendo atitude. O povo está vendo que, mesmo com as dificuldades que assumi a cidade, consegui dar um bom termo para Campo Grande.

A Tribuna NewsA Cidade do Natal foi um grande sucesso de público. E com relação ao Carnaval, o que os campo-grandenses podem esperar?

Gilmar Olarte – * O Carnaval está organizado. Agora quanto à grande repercussão da Cidade do Natal foi uma surpresa até para mim. A Primeira-Dama, inspiradíssima, chamou a equipe, deu a ideia, e o trabalho foi executado com maestria. Quero louvar a ação da Fundac [Fundação Municipal de Cultura], bem como dos servidores Valdir Gomes e Maurício Scaff, que fizeram a diferença.*

Agora vem a Semana Santa. Queremos realizar algo diferenciado, sempre fazendo mais com menos dinheiro. Esse é nosso lema e também fazer em dois anos, o que teria que ser feito em quatro.

Olarte: 'Precisamos rever uma série de gorduras que precisa ser cortada'Foto: Cristina Gomes/A Tribuna News“/>

Olarte: 'Precisamos rever uma série de gorduras que precisa ser cortada'Foto: Cristina Gomes/A Tribuna News“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-