18.8 C
Campo Grande

Placar da Vida bate recorde de dias sem vítima fatal em Campo Grande

- Publicidade -

19/08/2014 22h16

O diretor-presidente da Agetan, Jean Saliba, ressalta que a conscientização ainda é a melhor maneira para a redução do número de acidentes.

O Placar da Vida registra recorde de 23 dias sem vítimas fatais no trânsito de Campo Grande. Atualizado pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), cada óbito no local ou em decorrência de um acidente de trânsito, no período de até 30 dias de internação, zera o placar.

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito-Agetran tem intensificado os trabalhos de fiscalização e educação para o trânsito visando conscientizar o condutor sobre os riscos de acidentes. O diretor-presidente da Agetan, Jean Saliba, ressalta que a conscientização ainda é a melhor maneira para a redução do número de acidentes.

“É importante que o condutor obedeça às leis de trânsito. Se cada um fizer sua parte, respeitando o próximo, conseguiremos diminuir a estatística de vítimas no trânsito”, disse.

Ainda conforme Saliba, não basta apenas conhecer a legislação, é preciso consciência da necessidade de respeitá-la. “Queremos reduzir ainda mais o número de acidentes causados por excesso de velocidade, sendo assim, vamos trabalhar com a fiscalização nos pontos mais críticos da cidade”, garantiu.

Dados do estudo estatístico do GGIT mostram que a incidência maior de acidentes com vítimas fatais no trânsito de Campo Grande ocorre entre jovens na faixa etária de 18 a 25. Os acidentes concentram-se principalmente em avenidas largas e bem sinalizadas e ocorrem, prioritariamente, nos finais de semana. O excesso de velocidade ainda é apontado como um dos principais motivos para acidentes fatais. Uma série de fatores explica o aumento da vitimização juvenil como o abuso de álcool, a alta velocidade e a facilidade de acesso a carros.

De acordo com a chefe de Divisão de Educação da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Ivanise Rotta, os dias de vidas preservadas é consequência das ações proativas que os cidadãos e o poder público estão desenvolvendo em prol da segurança do trânsito. “É preciso refletir a qualidade de vida de toda população e agir a favor com atitudes de segurança”, destacou.

Os motociclistas ainda são os principais causadores e as vítimas de acidentes no trânsito de Campo Grande. Dentre as 65 mortes no mês de julho, 37 foram de motociclistas, já em junho, foram 55 mortes e 32 de motociclistas. O Placar da Vida foi lançado no dia 11 de maio de 2011, como uma ação da Década de Ação de Segurança no Trânsito.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Placar da Vida bate recorde de dias sem vítima fatal em Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-