19.8 C
Campo Grande

Políticas públicas para juventude são debatidas em Audiência Pública

- Publicidade -

26/11/2015 07h38

Políticas públicas para juventude são debatidas em Audiência Pública na Câmara

Na Audiência, diversos militantes partidários destacaram que a juventude está abandonada e à margem da sociedade.

A Comissão Permanente de Juventude, composta pelos vereadores Francisco Luis Saci (presidente), Herculano Borges (vice), Paulo Siufi, Coringa e Gilmar da Cruz debateram na manhã desta quarta-feira (25,) junto com a sociedade civil organizada e autoridades competentes, a implementação de políticas públicas para a juventude, assim como a violência e discriminação sofrida por jovens, além do Plano de Trabalho do município de Campo Grande para essa importante parcela da sociedade.

O ex-chefe da divisão de qualificação e profissionalização da Secretaria Municipal de Juventude durante a administração de Gilmar Olarte, Nelson Brito Filho fez um apanhado de tudo que foi feito na secretaria. “Desenvolvemos o Projeto Viva Jovem, que é um convênio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça que destina recursos provenientes do Fundo Nacional Antidrogas para apoiar projetos que agem na promoção da saúde e prevenção do abuso de drogas e violência. A previsão é atender cerca de 600 jovens. As Uneis (Unidade Educacional de Internação) foram visitadas semanalmente, levando lanche e fazendo uma roda de conversa com os internos, promovendo o diálogo com esses jovens. Fizemos um convênio com o CIEE para estágios e primeiro emprego do jovem aprendiz, além dos jogos da juventude e diversas outras ações”, afirmou Nelson.

O atual secretário Municipal de Juventude, Wilton Acosta destacou que a pasta está desempenhando um papel de resgate da juventude. “A juventude não acredita mais na política, por isso o desestímulo de tudo que envolve a juventude. A juventude está marginalizada e sendo usada como mula do tráfico de drogas. A Orla Morena está sendo tomada por traficantes, temos que cuidar disso. Estamos perdendo nossos jovens para as drogas, temos que nos apoderar daquele espaço com políticas públicas e ações concretas para a juventude”, disse.

Na Audiência, diversos militantes partidários destacaram que a juventude está abandonada e à margem da sociedade, e por isso o aumento da violência e uso de drogas entre os jovens. Os jovens presentes na audiência cobraram ainda um orçamento maior para a Secretaria de Juventude para que mais ações e projetos sejam implementados em Campo Grande.

Durante a Audiência, o vereador Coringa destacou que, após reunião em Brasília, conseguiu junto ao deputado Luiz Henrique Mandetta emenda no valor de R$ 1,2 milhão para a Casa da Juventude em Campo Grande.

De acordo com o vice-presidente da União de Jovens Estudantes do Brasil – UJE Brasil, Willians Zandone “Campo Grande é referência nas políticas públicas para juventude. Essa idéia da Casa da Juventude é muito boa, mas tem que tirar do papel. O município pode entrar com a área e o deputado Mandetta com a emenda. A Secretaria de Juventude tem que tirar tudo isso do papel. Vamos unificar as forças. A juventude é um público muito grande e as políticas têm que sair do papel”, alegou.

O presidente da União Campo-Grandense dos Estudantes, Mark William afirmou que “a UCE está disposta a fazer uma coalização para ajudar nas políticas públicas para a juventude de Campo Grande”, disse.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Alfredo Orlando “o Conselho foi fundado em 2007 e desde então temos trabalhando pela juventude, discutindo políticas públicas. Uma das pautas muito debatidas foi a criação da Secretaria, que ao ser criada se atendeu uma demanda que o conselho fez, demonstrando a importância e a necessidade de um fórum onde membros da sociedade civil se encontrassem com o Poder Público para discutir propostas para a juventude, na questão da educação, saúde e esporte. Convidamos a todos para participar das reuniões do Conselho, que acontecem toda 2ª quarta-feira do mês, às 14 horas, no prédio da Planurb. O Conselho é consultivo e tem como função orientar, auxiliar o poder público a fazer políticas públicas de verdade”, disse.

A Audiência contou ainda com a participação de Osíris Ribeiro de Sá – coordenador municipal de juventude do PRB; Plínio de Oliveira Teles – assessor parlamentar do deputado Zeca do PT; Robson Guimarães – assessor jurídico da Secretaria da Juventude; Andréia Almeida Estevão – coordenadora do Conselho Tutelar Sul; Oldaré Rodrigues – presidente municipal da juventude do PT; Larissa Roskosz – representando a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Leide Pedroso e Mayara Pereira Rosa – coordenadora de Projetos da OMEP.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Políticas públicas para juventude são debatidas em Audiência Pública

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-