23.8 C
Campo Grande

Pré-conferências da Assistência levantam propostas para evento

- Publicidade -

28/07/2015 13h16

Pré-conferências da Assistência Social levantam propostas para evento em agosto

Vejo também como fator preponderante a participação de todos, pois as Conferencias são de fato a representação popular, pontuou.

Com objetivo em avaliar a atual situação da Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento, em especial aos avanços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), encerrou as pré-conferências, entre os dias 14 e 23 de julho.

Os eventos, que contaram com trabalhos em grupo para construção de propostas da XI Conferência Municipal de Assistência Social, ocorre nos dias 06 e 07 de agosto, com o tema “A Consolidação do SUAS de vez, rumo a 2026”, foram divididos por sete regiões urbanas, para que as estratégias sejam traçadas, melhorando as ações desenvolvidas no município.

A atividade teve a presença dos usuários da Assistência Social, conselheiros municipais, entidades não-governamentais, equipe técnica das unidades da SAS, entre outros. Dentre os temas debatidos, está a identificação sobre o possível crescimento da violência motivada pela intolerância e discriminação, violência por gênero, por orientação sexual, raça, origem regional e os desafios que colocam a Assistência Social para o enfrentamento destas desproteções.

Durante as pré-conferências regionais, foram eleitos doze delegados, escolhidos por votação. “A participação foi boa, com propostas positivas. Em cada pré-conferência, alcançamos uma média de 60 pessoas.”, explica Janice Medina, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e organizadora do evento.

A titular da SAS, Janete Belini, avalia a boa qualidade dos serviços da Assistência Social e confia em discussões de mecanismos para Conferencia. “Acredito que juntos iremos encontrar meios para manter a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários da Assistência Social, temos excelentes profissionais. A Secretaria está de portas abertas”, discursou.

Para a conselheira e umas das organizadoras do evento, Maria Aparecida Melo, as pré-conferências foram de suma importância, pois proporcionaram proximidade com usuários e trabalhadores da Assistência Social. “O evento foi positivo, todos mostraram claramente, elaborando propostas para o CMAS, com isso se tem maior aproximação das comunidades.

Vejo também como fator preponderante a participação de todos, pois as Conferencias são de fato a representação popular”, pontuou.

A acadêmica de Serviços Sociais e funcionária da SAS, Jakeline dos Santos, a experiência em participar das pré-conferências, além de proporcionar conhecimento, deu maior proximidade aos usuários da assistência social, quanto a sua participação.”Foi muito proveitosa, os participantes mostraram-se empenhados em conhecer os assuntos abordados, principalmente nas propostas relacionadas ao SUAS, dando possibilidade em conhecer a política da assistência social. Estou concluindo o curso na área e pra mim foi bastante enriquecedor”, ressaltou.

As regiões urbanas atendidas pelas pré-conferências, foram: Prosa, Bandeira, Anhanduzinho, Segredo, Centro, Imbirussu e Lagoa.

Sobre a Conferência

A XI Conferência Municipal de Assistência Social é um processo pelo qual os usuários, os trabalhadores e as entidades socioassistenciais junto com a gestão pública, conferem o estágio de implementação do SUAS e a efetivação da garantia dos direitos.

“O principal objetivo é propor diretrizes para construção do Plano Decenal de 2016 até 2026. Buscamos o que se almeja quanto a efetivação da política pública da assistência social. Também será possível avaliar o que já foi efetivado do Plano Decenal anterior, de 2005 até 2015. A conferência serve para isso, avaliar e conferir.

As propostas foram positivas, serão debatidas e aprovadas, sendo encaminhadas para etapa estadual”, conclui Janice.

Em todo o processo de conferência, o que se pretende fazer é uma uma avaliação técno-política do SUAS em cada esfera de governo – municipal, estadual e federal – sob o ponto de vista dos diferentes segmentos envolvidos.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Pré-conferências da Assistência levantam propostas para evento

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-