19.8 C
Campo Grande

Prefeito assina decreto em Seminário sobre Sistema de Informações Geográficas

- Publicidade -

27/11/2014 14h41

O SIG é uma tecnologia de geoprocessamento que atua como uma ferramenta, auxiliando nos trabalhos executados pelos gestores públicos

Em sua terceira edição, o Seminário de Aplicação do Sistema de Informação Geográfica (SIG) na Gestão Pública Municipal teve início na noite desta quarta-feira(26), com a presença do prefeito Gilmar Olarte que, na ocasião, assinou o decreto que instituiu o Grupo Técnico de Geoprocessamento, a fim de organizar o uso de tecnologias do segmento e integrar bancos de dados.

“Vamos inovar, através do conhecimento, e deixar Campo Grande uma cidade cada vez mais organizada e planejada”, destacou o prefeito durante o ato da assinatura, descrevendo a importância deste documento que agregou ao Grupo Técnico a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) que, agora, trabalharão em conjunto com Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI) e com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), coordenador das ações e do evento.

O SIG é uma tecnologia de geoprocessamento que atua como uma ferramenta, auxiliando nos trabalhos executados pelos gestores públicos, pois permite uma gestão integrada a partir de informações das mais diversas áreas congregadas em um só ambiente, de fácil acesso. Nesta terceira edição, o foco do evento está na conexão destas novas possibilidades e instrumentos facilitadores com o Plano Diretor, que está em processo de revisão no município e com vistas de término para o próximo ano.

“Vocês podem fazer um Plano Diretor de qualidade. Campo Grande é, com absoluta certeza, um diferencial”, ressaltou o Prof. Dr. Carlos Loch, palestrante da abertura do seminário e colaborador presente em todas as edições do evento. O professor enfatizou em sua fala questões como a transparência pública, monitoramento da cidade através de uma base cadastral e cartográfica atual e de qualidade, a importância da gestão participativa no planejamento urbano e, principalmente, os valores da paisagem cultural e da preservação e valorização da história do município. “O município deve ser avaliado por inteiro e Campo Grande tem uma cartografia com padrão de qualidade”, elogiou Loch.

Para finalizar, o diretor-presidente do Planurb, Marcos Cristaldo, fez referência ao processo histórico do uso do geoprocessamento no município, que acontece desde 1997. “Nosso objetivo é discutir as ações que o município faz utilizando o Sistema de Informações Geográficas. Temos que firmar parcerias para obter uma base única de dados onde todas as esferas possam estar integradas”, ponderou.

Programação

O III Seminário – A Aplicação do SIG na Gestão Pública Municipal segue até sexta-feira(28) e a programação completa com mais detalhes sobre o evento pode ser acessada através do site http://www.capital.ms.gov.br/sig

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeito assina decreto em Seminário sobre Sistema de Informações GeográficasFoto:Casimiro Silva“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-