22.8 C
Campo Grande

Prefeito destaca qualidade da Revista Eletrônica da Educação Especial

- Publicidade -

28/08/2014 09h54

Prefeito destaca qualidade da Revista Eletrônica da Educação Especial e DVD com hinos em Libras

Prefeito acredita que material pode servir de referência para outras cidades

“Esse é um material de qualidade e que nos orgulha. É a demonstração de que é possível fazer aqui um trabalho que venha a ser referência para outras cidades”, disse o prefeito Gilmar Olarte durante o lançamento da Revista Eletrônica “Educação Especial – Textos e Contextos” e do DVD que reúne os hinos do Brasil, de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul interpretados em Libras (Língua Brasileira dos Sinais). A solenidade que aconteceu na quarta-feira (27.08) no auditório do Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, da Semed, contou com a presença da secretária municipal de Educação, Angela Brito, dos integrantes da Divisão de Educação Especial e professores de escolas municipais.

Gilmar Olarte lembrou aos presentes que sua história com a Libras já vem de algum tempo quando montou um projeto – o grupo musical Mãos que Louvam – e que contava com pessoas que utilizavam essa linguagem como forma de interpretar as canções. “Esse trabalho é digno de muitos elogios pela beleza da produção e será importante para promover a inclusão das pessoas surdas nos espaços sociais e eventos”, disse o prefeito ao se referir ao DVD com os hinos.

A iniciativa faz parte do trabalho dos integrantes do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Aluno com Surdez (Naps) e contou com o apoio dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação que pensou em cada detalhe para que tanto a revista quanto o DVD se tornassem realidade. Segundo a secretária de Educação, Angela Brito, os hinos têm a interpretação de professores intérpretes da Semed, com um produto final enriquecido pelas belas imagens de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul.

A secretária explica que o DVD será uma ferramenta para ser usada em eventos sociais e solenidades e reafirma os direitos das pessoas surdas como cidadãos. “Posso dizer que é um trabalho feito com zelo, com carinho e dedicação e o resultado não poderia ter sido outro: de grande qualidade e beleza. Temos o orgulho de afirmar que a educação entregou um material que é resultado, primeiro de um grande sonho e segundo que representa o comprometimento de profissionais”, salientou.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Especial, Adriana Buytemdorp a revista eletrônica é outro orgulho dos profissionais da Semed. “É um informativo que terá seu acesso aberto e não se restringe a Campo Grande”, comentou Adriana. A primeira edição apresenta a revista, sua importância para a inclusão linguística, mostra a história da educação especial e o trabalho dos diversos núcleos da divisão que atende a educação especial na Rede Municipal de Ensino. Com imagens, fotografias, artigos e opiniões a revista, que será semestral, a cada edição, pretende mostrar os avanços e as ações em prol da educação inclusiva.

Hoje, a Rede Municipal de Educação conta com 2.003 estudantes surdos, com 50 intérpretes da Libras, 240 auxiliares pedagógicos especializados, 58 professores em atendimento especializado e 140 estagiários do curso de Pedagogia que oferecem o apoio em sala de aula. Com essa estrutura, de acordo com Adriana, a intenção é oferecer a qualidade na educação permitindo o acesso à educação a pessoas com deficiência auditiva.

Adriana Buytemdorp destaca que o aumento significativo no número de matriculados se deve aos aparatos de apoio que as crianças e jovens precisam e que a Reme oferece aos seus alunos. O Núcleo de Apoio Pedagógico ao Aluno com Surdez (Naps) – tem, por exemplo, o objetivo de garantir o apoio pedagógico ao aluno surdo , de forma mais adequada possível às necessidades linguísticas, educacionais e culturais. Cabe ao Núcleo, o acompanhamento dos alunos, a orientação aos familiares e aos professores regentes tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O evento contou com a apresentação do coral da Semed e do Coral de Libras composto pelos integrantes do Núcleo de Educação Especial que cantaram as músicas Conquistando o Impossível e Mercedita.

Serviço:

A revista eletrônica poderá ser acessada a partir desta quinta-feira, dia 28, no site da Prefeitura de Campo Grande na página da Secretaria Municipal de Educação que terá um link para a Divisão de Educação Especial e para a revista.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeito destaca qualidade da Revista Eletrônica da Educação EspecialFoto:Ernesto Franco“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-